Dicas

Entenda o que é amperagem e como utilizá-la corretamente

10 out 2013 às 12:56

Para quem adquiriu algum eletroeletrônico nos últimos dois anos, a necessidade de combinar plugues e tomadas não é novidade. Em julho de 2011, todos os equipamentos comercializados em território nacional passaram a sair das fábricas de acordo com o novo padrão brasileiro de plugues e tomadas. Antigamente, havia 12 tipos de plugues e oito tomadas diferentes. A nova padronização traz apenas duas configurações baseadas na intensidade da corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar e na capacidade que a tomada correspondente é capaz de suportar:

- 4 mm de diâmetro: para plugues e tomadas com corrente de 10 ampères (A)
- 4,8 mm de diâmetro: para plugues e tomadas com corrente de 10 até 20 ampères


A principal diferença entre essas duas potências está na utilização de diversos aparelhos e equipamentos que funcionam com diferentes amperagens. Com 10A é possível utilizar equipamentos como televisores, rádios, computadores, aparelho de som, liquidificador, sanduicheira, notebooks, impressoras e DVD players. Já nas tomadas de 20A, são conectados aparelhos que consomem mais energia, tais quais micro-ondas, aquecedor, lava-louça, ar condicionado, máquina de lavar, secadora, forno elétrico, geladeira, fogão, secador de cabelo, cafeteiras, ferro de passar roupas, etc.


Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.9 ampères.


Segurança


A nova classificação por corrente elétrica funciona principalmente como medida de segurança para as pessoas e para o funcionamento correto do equipamento plugado na tomada. Os padrões estabelecidos visam evitar situações nas quais um equipamento com potência mais alta do que a fiação é capaz de aguentar possa causar superaquecimento de fios e tomadas, diminuindo, assim, o risco de incêndio e choques elétricos.


Por isso, com o diâmetro maior dos pinos dos plugues de 20A não é possível encaixar um aparelho dessa amperagem em uma tomada de 10A, visto que, para funcionar, ele exigiria mais do que o ponto da tomada pode fornecer. Já o caminho oposto pode acontecer (um plugue de 10A encaixa em uma tomada de 20A sem ficar com folga).


A informação da amperagem (10A ou 20A) está disponível nas embalagens dos produtos para que o consumidor saiba a adequação que deverá ser feita na residência ou o adaptador que deverá adquirir. Assim, em alguns casos, será necessário o uso de adaptadores certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar a conexão de aparelhos com plugues fora do padrão ou para tomadas não padronizadas. Ainda assim, vale lembrar que as condições das instalações elétricas devem ser igualmente verificadas, bem como as adaptações para o novo padrão para evitar riscos à segurança e ao bom funcionamento dos equipamentos.

*As informações desta matéria foram elaboradas pela Leroy Merlin. Para você ter ainda mais tranquilidade e segurança, as lojas da rede disponibilizam profissionais capacitados para fornecer informações necessárias sobre o devido uso de cada adaptador, facilitando a compra dos produtos.


Continue lendo