14/04/21
Informações importantes

Férias x gás de cozinha: Como manter a segurança em casa e durante sua viagem

Divulgação
Divulgação


Chegou o período de férias e, com ele, a grande demanda de viagens. Mesmo com a pandemia do coronavírus ainda em alta no Brasil, o setor turístico prevê um crescimento neste período. E há também aquelas pessoas que passarão as férias em casa ou na casa de familiares. Nesse momento de comemorações, é importante não relaxar na segurança, seja em relação ao coronavírus ou do seu lar.


Um dos cuidados deve ser em relação aos acidentes envolvendo equipamentos à base de gás de cozinha. Ao utilizar muito a cozinha, com mais gente em casa, ou mesmo ao viajar e deixar a casa vazia, todo cuidado é pouco. Os casos mais comuns de problemas registrados são devido à a utilização errada ou falta de manutenção de fogões ou aquecedores.

Os equipamentos à base de GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) funcionam com o resultado da queima do monóxido de carbono, um gás altamente tóxico. Se inalado por um período, ele acaba entrando na corrente sanguínea e se une às nossas hemoglobinas. O processo reduz a capacidade de transporte do oxigênio e envenena quem está no local.

"Tudo que envolve o gás de cozinha tem seu risco, mas todos devem entender que fazendo uma instalação adequada, cuidando da manutenção, tendo atenção a possíveis funcionamentos irregulares e utilizando da forma correta cada aparelho, é possível prevenir acidentes. E as empresas revendedoras e distribuidoras devem fornecer esse suporte. O que mais observamos nos problemas desse período é a falta de atenção aos cuidados e à manutenção de equipamentos”, explica Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon, empresa especialista em soluções em energia, que possui a distribuidora de GLP Gaslog e uma equipe própria capacitada em manutenção e instalação de gás de cozinha a granel.

Para garantir um começo de ano seguro em casa ou no seu negócio, especialistas da Gaslog separaram algumas dicas:

- Em caso de equipamento que faz queima, é extremamente importante que ele esteja em local adequado. Além disso, deve haver ventilação permanente (deixe janelas abertas) para que os gases provenientes desta queima sejam levados à área externa. Em residências, os gases devem ser levados para fora por meio de um duto de exaustão, mas também há a necessidade da circulação do ar no local.

– Sempre faça a manutenção das instalações de gás. Ao menos uma vez ao ano ou de acordo com a sugestão do fabricante do seu aquecedor - geralmente, a recomendação vem em uma etiqueta colada no aparelho. Utilize apenas os aparelhos que sejam adequados para ambientes internos e opte por instalá-los em locais altos, longe do alcance das crianças.

- Se for viajar ou fechar o seu estabelecimento comercial, retire todos os aparelhos das tomadas para evitar curto-circuitos e sobrecargas. Também feche os registros do gás para que não haja vazamentos.

- Para os pais com crianças em casa, evite deixar seu filho sozinho próximo de fogões em uso. E coloque sempre as panelas, de preferência, nas bocas traseiras. No forno, utilize travas para que a criança não consiga abrir.

– As chamas do seu fogão e aquecedor devem se manter azuis. Caso elas estejam com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o equipamento pode não estar funcionando adequadamente. Sendo assim, não hesite em chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão.

– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstáculos e instaladas de forma regulamentada.

– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Se passar do prazo, considere substituir por um produto novo.

Outro ponto importante para salientar é que os bons hábitos e a constante manutenção dos equipamentos também resultarão na redução da fatura do gás ao final do mês.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

14 ABR 2021 às 14h51
Vai um cafézinho?

Dia Mundial do Café: como preparar um cantinho especial para a bebida

14 ABR 2021 às 14h47
Faça você mesmo!

Home Office: aprenda a fazer uma mesa portátil

13 ABR 2021 às 17h30
Confira!

Curso gratuito para o segmento imobiliário sobre impactos da LGPD

13 ABR 2021 às 15h25
Dicas

Saiba como usar o backsplash na cozinha

12 ABR 2021 às 17h00
Confira!

Dicas para melhorar a vida útil da máquina de lavar

12 ABR 2021 às 14h17
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados