Dicas

Saiba como produzir uma festa de 15 anos com pouco dinheiro

27 set 2019 às 09:23

Celebrar os 15 anos é algo muito comum não só no Brasil, como na América Latina em geral. Essa tradição tem origem asteca e marca a transição da menina para sua vida adulta. Hoje, esse tipo festa é muito diferente, varia de país para país e depende muito do estilo da adolescente. Aqui no Brasil, as festas de 15 anos costumam ter valores mais elevados, mas isso não quer dizer que esse sonho não possa ser realizado com pouco dinheiro.

De acordo com Ana Paula DaMatta, cerimonialista da chácara Encanto das Areias, planejar é fundamental. "Nada é impossível: podemos, sim, fazer uma festa linda com um orçamento reduzido, basta saber organizar”. E para te ajudar nessa tarefa, a cerimonialista preparou 5 dicas essenciais para a produção de uma linda festa.


Planeje com antecedência - Para realizar uma festa de 15 anos o primeiro passo é sempre a organização, pois assim você tem tempo para produzir a festa com calma e pesquisar as melhores opções e preços. O ideal é que você comece a pensar nesses preparativos com, no mínimo, 1 ano de antecedência. Isso vai ajudar muito na economia. Outra vantagem é a forma de pagamento facilitada para quem organiza com antecedência. "Pesquisar com antecedência permite planejar tudo, inclusive o pagamento, que pode ser feito com parcelas mais suaves e menos preocupação para os pais. Se você contratar um serviço um ano antes da festa, pode pagar pelo serviço parceladamente e ainda obter desconto”, explica.


Reduza a lista de convidados - Nessas horas, bate a vontade de convidar todo mundo, não é mesmo?! Afinal, são seus 15 anos! Entretanto, é importante lembrar que quanto maior o número de convidados, maior será o valor da festa. Essa talvez seja a parte mais difícil da organização: a redução da lista de convidados. Mas, como é preciso economizar, convide quem realmente importa. O mais importante é que estejam os amigos mais queridos, os parentes mais próximos, as pessoas que façam bem a quem é aniversariante.


Faça você mesma - Hoje, com as facilidades da internet, encontramos várias ideias legais de convites, de decoração e de playlists. Coloque a mão na massa! Chame suas amigas, faça os detalhes da decoração, seus próprios convites, porta-guardanapos e kits de banheiro. No final, todos esses pequenos detalhes fazem a diferença na decoração e você torna sua festa algo ainda mais especial.


Prioridades - Faça uma lista com as cinco coisas que você quer muito no seu aniversário e transforme isso em uma meta a ser atingida. Pode parecer bobo, mas funciona. O foco ajuda a não gastarmos com bobagens e com coisas desnecessárias.


Esqueça o "bolo vivo" - Que tal deixar de lado aquela ideia de ter 15 meninas e 15 meninos para dançar a valsa? Isso gera um custo a mais na organização, já que normalmente é a aniversariante que arca os custos de vestimenta e da produção. Que tal sair do tradicional e inovar? Chame alguns amigos e os convide para ensaiar uma dança especial para o dia.


A escolha do local - Aqui é importante escolher um lugar que comporte toda a sua lista de convidados. Tente não a aumentar esse número, já que, como dissemos, quanto maior o número de convidados, maior o custo. O legal é tentar escolher um local com um visual bonito, assim você não precisará investir muito em decoração e mobiliário.

O mais importante nesse logo processo é tentar se divertir. Planeje, organize e se divirta. "Organizar um evento nem sempre é fácil, mas com tempo e planejamento tudo dará certo. Aproveite essas dicas, e sua festa será um sucesso”, finaliza a cerimonialista.


Continue lendo