23/06/21
PUBLICIDADE
Como decorar

Sala de Jantar: dicas para escolher o tapete ideal

Evelyn Müller
Evelyn Müller


Muitas pessoas começaram a reparar ainda mais na importância dos ambientes na convivência e no bem-estar, visto que o isolamento social se tornou presente na rotina de grande parcela da população. A sala de estar, por exemplo, é um espaço que resume muito bem o que é viver e estar em uma casa.

Neste contexto, a sala de jantar também se tornou um espaço ainda mais importante. Se bem projetada, ela pode acolher as pessoas, não só para as refeições, mas também para trabalhar, estudar, jogar, conversar e interagir.

Decorá-la com tapetes, no entanto, é algo que ainda levanta muitas dúvidas nas pessoas. Afinal, pode usar tapete na sala de jantar? Se sim, de qual tipo e como? Para responder a essas dúvidas, a by Kamy traz abaixo o que você precisa saber para acertar na decoração da sala de jantar com tapetes!

Dicas para decorar a sala de jantar com tapetes

Embora algumas pessoas ainda acreditem no contrário, os tapetes são muito bem-vindos na sala de jantar. Para não errar, é preciso estar atento a três características dos tapetes: a composição, o formato e o tamanho

O tapete ideal para sala de jantar é aquele que tem espessura fina, pelo baixo e seja fácil de limpar. Esses atributos tornam os tapetes persas, orientais, kilins e sintéticos alguns dos modelos mais recomendados, pois são mais resistentes, não enroscam com os pés das cadeiras e agregam conforto térmico e acústico.

É preciso ter cuidado com as mesas cuja base são de mármore ou ferro. O excesso de peso vai limitar as chances de movimentar regularmente o tapete, danificando o local de contato entre a base e a peça. Por isso, não é aconselhável tapetes de pelo alto, visto que o peso da mesa e os pés da cadeira ficarão marcados.

O formato do tapete deve, preferencialmente, acompanhar o da mesa e, portanto, deve-se evitar colocar tapetes redondos com mesas quadradas ou retangulares, mas um tapete quadrado pode estar debaixo de uma mesa redonda.

Outra situação que frequentemente ocorre em salas de jantar maiores é usar duas mesas quadradas. Neste caso, pode-se usar um tapete retangular grande ou dois quadrados.

Essa orientação sobre o formato tem relação com tamanho da peça, pois é preciso respeitar uma margem de pelo menos 1 metro entre a borda da mesa e a do tapete, conforme a figura abaixo:

Se o tapete é menor do que o adequado ou não tem um formato compatível com o da mesa, aumentam as chances de, em algum ponto, as cadeiras ficarem muito próximas ou até com parte dos pés fora das bordas, o que pode causar acidentes. Essa margem ajuda inclusive a destacar as barras, valorizando-as no visual do ambiente.

Uma alternativa para não isolar os buffets em salas ainda maiores é usar um tapete oversize que seja capaz de cobrir toda a metragem disponível. Outra boa dica é usar uma passadeira entre a mesa de jantar e o buffet/aparador, harmonizando o caminho entre o se servir e se sentar mesmo se ele for estreito.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Orçamento doméstico

Dicas para economia de energia e controle do orçamento doméstico

23 JUN 2021 às 14h20
Anote essas dicas

Com juros baixos, compra de imóveis cresce; saiba como conseguir um financiamento habitacional

22 JUN 2021 às 09h35
Bandeira mais cara

Saiba como economizar na conta de luz de apartamentos e condomínios

21 JUN 2021 às 15h43
Revestimento

Como cuidar de piso vinílico?

19 JUN 2021 às 10h00
Projetos de Design

Cinco dicas para combinar tons de madeira na decoração da cozinha

18 JUN 2021 às 15h37
Colorida e divertida

Dicas de decoração para tornar a sua festa junina em casa ainda mais criativa

17 JUN 2021 às 14h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados