Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Refúgio da vida urbana

Três dicas para decorar uma casa de campo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jun 2021 às 17:10
- Douglas Daniel Miranda dos Santos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não mais necessariamente vista como uma morada definitiva, a casa de campo é entendida hoje como um refúgio a elementos que a corrida vida urbana nem sempre consegue entregar: tranquilidade, paz interior e um contato intrínseco com a natureza.


Nem sempre foi assim: até a metade do século passado, mais da população brasileira residia na zona rural. O êxodo para as cidades inverteu esse quadro e hoje quase 85% dos brasileiros moram em áreas urbanas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É um lugar de contato com o verde, principalmente por meio do fazer manual, das comidas caseiras no fogão à lenha e do perfumar a casa com os temperos colhidos na horta. É, sobretudo, um espaço associado ao coração e à família.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Ciente dos desafios para decorar uma morada tão importante para uma conexão consigo mesmo e com a natureza nos tempos atuais, a by Kamy separou 5 dicas para te ajudar no décor de casas de campo! Confira:

Publicidade


Respeito à natureza ao redor


Ao projetar uma casa como essa, é essencial conhecer e refletir sobre o local, o clima, o solo, as espécies de plantas e animais típicos daquela região em que ela está inserida. É preciso conviver em harmonia com todos esses aspectos, respeitando-os como se estivesse pedindo licença para ocupar e dividir aquele local com eles.

Publicidade


A dica é ocupar racionalmente os espaços buscando respeitar a dinâmica daquele ecossistema sem deixar de tirar proveito do que ele oferece de melhor: a paisagem verde e o frescor dor ar podem – e devem – ser privilegiados por grandes janelas e esquadrias, abraçando essa vista.


Atmosfera acolhedora e aconchegante

Publicidade


Toda casa deve ser aconchegante, mas as de campo possuem características que demandam cuidados adicionais nesse aspecto: Seja pela proximidade com a umidade que vem da mata, pelas correntes de ar que circulam pelas áreas descampadas, morros e colinas, costumam derrubar as temperaturas.


O frio acaba se tornando um atrativo para passar os dias acolhido por esses locais, portanto, privilegie elementos de arquitetura e decoração que reforcem essa atmosfera, como o visual da madeira e outros acabamentos que aquecem visualmente os ambientes. Se o local costuma ter temperaturas mais baixas na maior parte do ano, vale considerar uma lareira!

Publicidade


Aproxime as pessoas


As casas de campo costumam privilegiar os espaços de convivência entre familiares e amigos, criando e reforçados laços pessoais. Isso nem sempre ocorre na cidade, especialmente porque lá a rotina corrida costuma restringir essa conexão a ocasiões e atividades pontuais.

No campo a proposta é diferente, é jogar conversa fora vendo a vida passar devagar no conforto e calor da casa. Para te ajudar nisso, os tapetes são grandes aliados, sobretudo na sala de estar/living, o coração do projeto, pois forram confortavelmente a superfície sobre todos os móveis da sala, conectando uns aos outros. Lembre-se de escolher modelos mais quentes ou rústicos com um toque mais quente, como é caso de tapetes de lã e algodão em mesclas mais espessas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade