A queda de temperaturas que está prevista para esta semana no Paraná deve aumentar o acionamento de aparelhos de climatização para aquecer ambientes e do chuveiro, incluindo outros equipamentos que fazem uso intensivo da energia elétrica. No entanto, alguns hábitos podem auxiliar a tornar mais eficiente o consumo residencial, favorecendo o controle da conta de luz.
Marcelo Gonçalves Santos, engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel (Companhia Paranaense de Energia), selecionou algumas dicas para evitar o desperdício.
As recomendações iniciam pelo chuveiro, um dos aparelhos que representam parte considerável do consumo de energia elétrica ou outros tipos de insumos energéticos. “Nos dias frios a nossa tendência natural é demorar mais no banho para se aquecer, então é preciso muita atenção a isso. O cálculo de consumo da energia é feito pela potência do chuveiro, multiplicada pelo tempo em cada banho”, afirma.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Além disso, é importante ajustar todos os dias a temperatura para economizar energia nos períodos em que o frio diminui. Outra dica importante que Santos ressalta é sobre estarmos sempre atentos com a segurança. “Quando há cheiro de queimado ou derretimento de cabos próximos às emendas é necessário chamar um especialista para fazer uma verificação na sua instalação interna”, diz.
Com relação ao aquecimento de ambientes com ares-condicionados e aquecedores, é preciso verificar se o local está bem isolado para evitar qualquer perda de calor. “Uma fresta pode causar uma perda significativa de calor, fazendo com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura do ambiente controlada”, explica.
Aproveitar a luz do sol ao longo do dia também é uma ação válida. “A economia varia de acordo com cada aparelho, mas a estimativa é de que haja uma redução de 1% a 3% no consumo de energia para cada grau de temperatura ajustado a menos no equipamento aquecedor”.
Santos pontua ainda que, nos dias mais frios, é importante prestar atenção à geladeira, já que ajustar a temperatura corretamente pode ser uma boa oportunidade de economizar.
Veja as principais dicas do especialista para os dias de frio:
- Verifique sempre o ajuste de temperatura do chuveiro e tome banhos curtos
- Para aquecer ambientes com menos perda de energia, deixe portas e janelas fechadas
- Manter as cortinas abertas de dia para usar a irradiação solar como fonte de energia. Fechar à noite para ajudar no isolamento do ambiente
- Como neste período do ano a iluminação do sol dura menos horas, prefira as lâmpadas LED e apague as que não estiverem em uso
- Verifique a regulagem da geladeira, que pode gastar menos energia. Aproveite para checar a borracha da porta, se está vedando bem
- Ao comprar novos eletrodomésticos, atente-se para a classificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em relação à eficiência. Também verifique o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).