Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote já!

Quatro dicas para acertar no cultivo das suculentas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 jan 2024 às 20:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja nas casas ou nos ambientes de trabalho, elas estão entre as queridinhas do momento entre os adeptos da jardinagem caseira. Talvez o que atraia a atenção é o fato de ser um grupo de plantas com uma grande diversidade de tamanhos e formatos, ou por serem consideradas fáceis de cultivar e sem a necessidade de muitos cuidados, ideais para o perfil da “sociedade moderna”.


Seja qual for a motivação, são plantas adoráveis e ótimas opções para se cultivar. Porém, assim como qualquer outra espécie, é preciso alguns cuidados específicos para garantir que a suculenta se desenvolva bem e saudável.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Forth Jardim separou algumas dicas básicas para não errar no cultivo das suculentas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


1. Substrato ideal

Publicidade


Um dos principais problemas que costumam ocorrer com essas plantas são as “podridões”, o que está totalmente associado ao substrato. O uso de terra/substrato que seguram muita umidade é uma das principais causas dessas podridões.


Portanto, é importante fazer o uso de um substrato que tenha uma boa aeração e uma boa drenagem. Um dos problemas de usar substrato/terras de alta retenção de umidade, é que em uma época muito chuvosa, por exemplo, ele vai reter muita água, demorar muito tempo para secar e inevitavelmente a podridão irá acontecer.

Publicidade


2. Hidratação correta

Publicidade


Por falar em rega, esse é outro ponto importante e primordial que vai influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso do cultivo das suculentas. Você é do tipo que mata a suculenta de sede, por que acha que elas não gostam de água? Saiba que está enganado, pois elas gostam sim.


É muito comum que as pessoas percam as suculentas simplesmente por não molhá-las. Apesar de serem verdadeiros reservatórios de água, não precisa ter medo na hora de regar. O grande segredo não está na quantidade de água e sim no momento/frequência de fazê-la.

Publicidade


Uma boa dica é sempre observar o substrato: se ainda estiver úmido, significa que ainda não precisa ser regada; mas se já estiver totalmente seco, pode regar em abundância. Além disso, evite regar sobre a planta, pois se houver acúmulo de água parada nas estruturas,  pode causar apodrecimento ou amarelamento e, com o tempo, favorecer o aparecimento de fungos.


3. Atenção para a adubação

Publicidade


As suculentas podem ser fáceis de cultivar, mas existe um mito de que não precisam de muitos cuidados e que a adubação não é necessária. O que não é verdade: assim como as outras plantas, elas também precisam ser adubadas para repor nutrientes.


4. Foco na recuperação

Publicidade


E se por acaso as coisas saíram do controle, nem tudo está perdido. Antes que ela apodreça por completo e morra de vez, existem algumas alternativas para recuperá-la.


O primeiro passo é retirá-la do vaso/substrato que ela se encontra e depois avaliar quais são as partes que ainda estão boas. As folhas que ficam encostadas no substrato são as mais suscetíveis a apodrecer, e geralmente o caule fica preservado. Então, retirando-as, dá para salvar e dar continuidade à planta.


Da mesma maneira, as folhas que ainda estiverem boas também podem ser retiradas para fazer mudas e, a partir da “planta mãe”, produzir novas suculentas. É importante, entretanto,, lavar tanto o caule, quanto os brotinho e folhas que foram retirados da planta com problema, com objetivo de retirar totalmente o substrato velho. Após estarem limpos, podem ser replantados novamente em um novo substrato.


Imagem
Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas
Elas causam nojo e repulsa na maioria das pessoas e, principalmente no verão, são presença comum em locais onde o clima é mais quente. Você sabe, estamos falando das baratas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade