Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas

Redação Bonde
14 nov 2023 às 17:55
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elas causam nojo e repulsa na maioria das pessoas e, principalmente no verão, são presença comum em locais onde o clima é mais quente. Você sabe, estamos falando das baratas, insetos perigosos que oferecem riscos à saúde humana, já que carregam microrganismos patogênicos na cutícula, asas, antenas, exoesqueleto e pernas. Como transitam por áreas muito sujas como lixo e esgoto, as baratas carregam bactérias – entre as quais, a Salmonella -, além de fungos, vírus e vermes, todos capazes de causar diarreia e desidratação aos humanos. A contaminação acontece quando esses insetos passam sobre os alimentos e descarregam os micro-organismos. Quando consumidos, os alimentos contaminados podem fazer mal à saúde.


Além dos incômodos digestivos e intestinais, as baratas ainda podem causar alergias, como rinites e crises de asma, pois pedaços minúsculos do corpo podem se misturar à poeira e serem inalados por pessoas sensíveis.


Para combatê-las o mais indicado ainda é uma dedetização profissional. Mas, além de gritar e dar chineladas na direção do inseto, você pode apelar para algumas receitinhas caseiras bem eficientes contra as baratas. Anote aí e coloque em prática o mais rápido possível. As dicas são do site Macaco Velho:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos planos Nextel você conta com minutos ilimitados e internet que nunca bloqueia. Acesse e confira os planos da operadora que foi eleita pelo Estadão a melhor operadora do Brasil!

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Folha de louro

Publicidade


Espalhe folhas de louro nos lugares onde elas aparecem – nos armários da cozinha, por exemplo. O cheiro dessa folha irá repelir os insetos. Como elas adoram locais escuros, úmidos e quentinhos, o fogão é outro lugar perfeito para seu esconderijo. Coloque folhas de louro por lá também!


Eucalipto e alecrim

Publicidade


O cheiro forte dessas duas substâncias também é uma ótima forma de afastar as baratas dos cômodos da sua casa. Prepare uma solução de eucalipto com alecrim e umedeça o pano para passar no chão. Essa é uma dica do tempo das vovós, da época em que inseticida não era comum!


Solução de água e sabão

Publicidade


Se você é daqueles que não gosta de usar inseticida em spray, uma saída é usar uma mistura de água com sabão (pode ser detergente também). Tem que colocar sabão suficiente para deixar a água "escorregadia". Daí é só jogar em cima da dita cuja quando ela aparecer. O sabão entope os poros das baratas e as impede de respirar. É morte na certa!


Álcool em gel

Publicidade


Outra maneira de matar barata sem sujar seu chinelo e a sua casa, nem usar inseticida, é jogar álcool em gel em cima delas!


Bicarbonato


Misture açúcar com bicarbonato em potinhos e espalhe pelos cantos da casa. O açúcar vai atrair a bichana e, ao consumir a isca, ela será envenenada pelo bicarbonato.

Vale lembrar que as baratas preferem lugares sujos e úmidos. Portanto, nada de deixar louça na pia e sujeiras acumuladas pelos cantos da casa! Quanto mais limpo o ambiente, melhor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade