Pesquisar

Canais

Serviços

- Carlos Piratininga
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dicas

Pastilhas: tudo o que você precisa saber para decorar a casa!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mai 2022 às 19:08
Continua depois da publicidade

Ano após ano as pastilhas vêm se reinventando e acompanhando as principais tendências dos segmentos de arquitetura e decoração. E não se pode negar que o brasileiro tem uma relação de carinho com as pastilhas, afinal há décadas elas estão presentes nas fachadas e na decoração interna das residências, que traz uma memória afetiva para quem já morou em um imóvel revestido por essas peças. A Cerâmica Atlas, líder na fabricação de pastilhas de porcelana, com mais de 50 anos de experiência, apresenta informações importantes e curiosidades para quem deseja saber mais sobre o assunto!

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Evolução

Continua depois da publicidade


No início, as pastilhas eram muito utilizadas em detalhes e mosaicos. Com o passar do tempo, elas ganharam força e avançaram para diversos ambientes do lar. Atualmente, é muito comum ver projetos de banheiros, cozinhas, áreas gourmets e piscinas, sem contar inúmeras fachadas de edifícios comerciais e residenciais e arenas esportivas. Até mesmo as áreas sociais estão recebendo a presença de pastilhas, a partir da customização, que pode deixar uma parede ou um móvel completamente transformado!


Tipos de pastilhas


No mercado existem as pastilhas de porcelana, cerâmica e vidro. As principais diferenças entre elas estão relacionadas à composição de matéria prima e processo produtivo. A pastilha de porcelana costuma ser a mais vantajosa, em razão da pouca absorção de água (menor que 0,5%), além da indicação de uso para fachadas, pisos, churrasqueiras, saunas e piscinas. Há também uma gama enorme de cores únicas, reativas e tipos de acabamento disponíveis.

Continua depois da publicidade


Onde utilizar?


As pastilhas de porcelana podem ser usadas em praticamente todos os ambientes, entre eles: saunas, piscinas, churrasqueiras, fachadas, paredes, pisos internos e externos. Porém, como cada modelo tem a sua particularidade técnica, é imprescindível se atentar a indicação de uso e ao desempenho de cada um deles, para então escolher o local correto de aplicação.


Dimensões


As pastilhas estão disponíveis nos mais variados formatos para atender todos os tipos de necessidades. Devido às características e o espaço de rejunte de cada formato, cada pastilha tem a sua medida padrão de placa.


Argamassas e rejuntes


Em razão das pastilhas de porcelana apresentarem baixo índice de porosidade em sua composição, se faz necessária a utilização de argamassas com aditivos químicos específicos na sua formulação. O intuito é garantir a ancoragem química com o substrato. Desta forma, a recomendação é pelo uso de argamassas tipo classe AC III específica para o tipo de ambiente a ser aplicado. Na condição técnica do rejunte, a indicação é por rejuntes “flexíveis” específicos para o tipo de espaço revestido.


Escolha certa e aplicação


É importante escolher a pastilha, sempre levando em consideração a indicação de uso do produto. O ideal é ter a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores nessa etapa, para que o cômodo tenha harmonia total com os desejos do cliente.


Por se tratar de um produto de alta qualidade e rico em detalhes, a recomendação é sempre contratar profissionais que tenham experiência na aplicação de pastilhas, especialmente nos casos em que são criados desenhos específicos ou customizações.


Principais cuidados


- Para a limpeza e manutenção de suas peças, é recomendado a utilização de detergente neutro.

- Nunca utilize produtos que contenham ácido fluorídrico em sua composição (independente de sua concentração), pois poderão atacar corrosivamente todo e qualquer tipo de revestimento cerâmico e rejunte.

- Durante a limpeza, não use palha de aço. Essa ação poderá ocasionar danos à superfície do produto e, consequentemente, afetar o rejunte.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade