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A guerra de Canudos em quadrinhos

16 out 2009 às 13:09
Edição mostra em quadrinhos uma pesquisa mais precisa do que normalmente é contado sobre o episódio de Canudos -
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Escala Educacional lança versão do conflito histórico com desenhos do curitibano José Aguiar

Curitiba - A popularidade dos super-heróis em mídias de maior alcance tem chamado a atenção dos educadores, editoras e do próprio governo brasileiro para algo que os fãs da nona arte estão carecas de saber: os quadrinhos têm alto potencial pedagógico. Isso alavancou o número de adaptações literárias para ''gibis'', o que aqueceu o mercado neste sentido. Um dos resultados desse crescente interesse é ''A Revolta de Canudos'', de André Diniz e José Aguiar, que acaba de ser lançado pela Escala Educacional.

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Em ''A Revolta de Canudos'', Diniz descarta a ''história oficial'' já bastante explorada em livros anteriores e parte para referências mais precisas, a partir de pesquisa. Essa caracterização deu ao curitibano José Aguiar a inspiração para dar sua contribuição gráfica a um dos capítulos mais importantes do Brasil.

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O texto não se aprofunda em personagens e é bastante simples, o suficiente para estudantes entenderem o processo. Os desenhos de Aguiar são, como sempre, muito consistentes, não importa qual estilo o autor decida usar. O artista usa narrativa esperta, com ângulos e ritmo não-convencionais, junto do lápis inacabado para dar um ar mais sujo, tosco, de acordo com o clima do sertão e vai de encontro com a atmosfera da história.

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A publicação cumpre bem sua função: conta a história de forma fácil de assimilar. No entanto, a proposta do selo Escala Educacional deixa um ponto de interrogação sobre arte e educação. A intenção dos autores foi a de fazer uma mistura perfeita de ambos, no entanto, é difícil encontrar esse meio-termo em um tratamento editorial confuso, tanto na confecção quanto na distribuição e divulgação.


Apesar de mais uma boa intenção, fica nesta bela história em quadrinhos um alerta sobre uma definição melhor sobre o assunto, tanto para os governantes, quanto para as editoras e educadores.

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GENTE FEIA NA TV


À primeira vista, você poderia confudir os desenhos dele com os de Peter Bagge, famoso por ''Ódio''. Em uma segunda olhada, poderia dizer que suas grandes influências são Robert Crumb e os Freak Brothers de Gilbert Shelton. No final das contas, o carioca Chico Félix, radicado em Curitiba já há muitos anos, tem um pouco disso tudo: carrega aquele inquieto ar punk inconsequente vindo do cenário underground, cheio de críticas às trivialidades e amenidades da chamada camada intelectual brasileira.

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Aos 30 anos, Félix, que ilustra desde pequeno e ao longo desse tempo sempre esteve ligado ao cenário underground musical - fazendo capas de discos e contribuindo para fanzines -, decidiu lançar de forma independente 500 exemplares da revista ''Gente Feia na TV'', um apanhado de curtas histórias, todas recheadas de críticas sociais.


''A ideia não foi fazer um quadrinho underground mas a estética acabou saindo assim.'' Mesmo não planejando exatamente dessa forma, Félix brinca com a ironia e às vezes sugere aquele riso nervoso, que leva à reflexão diante do humor. Os desenhos são bem resolvidos e seguem na linha de arte-final tosca de Marcatti, com aquela temática urbana de Angeli e outros da época da ''Chiclete com Banana''.

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Colaborador da revista ''+Soma'', Félix vem chamando a atenção com boas sacadas, como ''5 Coisas burras que todo mundo acha inteligente'', e sobra para o Jô Soares, para Lobão e Fernanda Young, Arnaldo Jabor e até para o filme ''Alta Fidelidade''. Ideal pra quem gosta de rir e pensar ao mesmo tempo.


POP-UP

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Game heavy metal
Caiu na rede a versão de demonstração do aguardado game de ''luta musical'' batizado de ''Brutal Legend'', desenvolvido pela Double Fine Productions com a chancela da Electronic Arts. Na aventura, Jack Black assume o papel de um roadie bom de guitarra e capaz de dar um jeito em qualquer problema de palco. Durante a apresentação de uma banda poser de nu metal, o protagonista vai parar em outra dimensão. É aí que começam os combos no estilo God of War e nos minigames cheios de referência a Guitar Hero. Além das belas sacadas bem-humoradas de Black, o destaque fica por conta da presença de astros do rock, como Ozzy Osbourne, Lemmy Killmister, Rob Halford, Dave Mustaine e outras celebridades, como Tim Curry. Promissor, entra nas prateleiras no próximo dia 13, para PlayStation 3 e XBox 360.



Planeta perdido
Quem ainda não se convenceu de que a nova geração de videogames é realmente superior à anterior precisa dar uma olhada em ''Lost Planet 2''. A demo também está disponível na rede e é realmente impressionante. Os gráficos colocam o jogador em um filme de ação, com movimentação fluída, efeitos de luz e sombra incríveis e combate frenético diante de enormes criaturas. Além de visual e jogabilidade de deixar o queixo caído, ''LP2'' conta também com um sistema cooperativo e modo online bastante interessantes. O produto ainda está em desenvolvimento pela Capcom e deve ser a grande sensação quando for lançado, entre dezembro deste ano e julho de 2010.

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Seinfeld retorna
Não é um encontro oficial, com programa próprio, mas a série mais querida dos norte-americanos em todos os tempos está de volta. O terceiro episódio da décima temporada de ''Curb Your Enthusiasm'', de Larry David, produtor de Seinfeld, foi ao ar no dia 11 de outubro e reuniu o elenco original, para delírio dos fãs. David, que na tevê tenta reatar com sua mulher, decide convencer os atores de Seinfeld para um episódio de reunião. O reencontro, como tudo no ''mockumentary'', tem brigas e momentos constrangedores, além de hilários, claro. Conhecido como ''Segura a Onda'', a sétima temporada ainda não data prevista chegar ao canal pago HBO daqui. Demorada ou não, essa estreia é imperdível para quem assistia Seinfeld ou é fã de Curb.



24 horas de HQ
Curitiba reuniu na primeira semana de outubro mais um grupo de malucos participantes da jornada de 24 horas de quadrinhos, proposta do gringo Scott McCloud para fomentar a produção na nona arte. O desafio é criar uma história completa em um dia. O ponto de encontro mais uma vez foi na Itiban Comic Shop, que abrigou os 20 dos 21 participantes inscritos. Desses, 16 completaram suas HQs. O trabalho será agora enviado para a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, onde ficará em exposição. O material deve estar disponível para apreciação no site www.curitibahq.com (onde estão os resultados de 2008) até o final deste mês mas quem quiser pode saber um pouco como foi no www.itiban.blogspot.com. Em tempo: a realização do fraudado Enem no mesmo final de semana acabou dissolvendo a adesão em massa nesta edição.



SERVIÇO



- A Revolta de Canudos tem 40 páginas coloridas no formato 20 x 18 cm, a R$ 22,90.


- Gente Feia na TV tem 28 páginas, com capa colorida e miolo preto-e-branco, no formato 25 x 17 cm, a R$ 10, pelo correio ([email protected] e [email protected]).


O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845). O telefone de lá é (41) 3232-5367.


A maior parte dos textos publicados nesta coluna foi publicada na Folha de Londrina, tanto na versão impressa quanto na virtual.


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