Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Lançamentos nacionais agitam o mês

20 abr 2006 às 11:00

Trabalho de Edgar Franco segue com seus inconfudíveis traços que exploram o gótico e o surreal
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Curitiba - Atenção para os lançamentos brazucas do mês! Em meio a tanto material estrangeiro, surgem os representantes nacionais com Artlectos e Pós-Humanos, do mineiro underground Edgar Franco, e Subs, álbum do poeta Ulisses Tavares e do mestre Júlio Shimamoto, pela Via Lettera.

O que seria um Artlecto? Segundo palavras do próprio autor, é um neologismo formado pela junção das palavras ''artificial'' e ''intelecto'', que pode resumir a proposta de Edgar Franco em seu universo, a ''Aurora Pós-Humana'': um mundo futuro em que a biotecnologia avançada une tecnologia e ciência em tempos iconoclastas. Nesse panorama, por exemplo, transitar entre seu corpo e um chip não é uma idéia assim tão assustadora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Franco mais uma vez abusa de sua veia poética surrealista, em imagens simbolistas, sempre ligadas à vida e à morte. Seus traços são inconfundíveis e bastante conhecidos, há anos, no cenário underground. Seu material vem sendo difundido com mais facilidade através da internet, a exemplo do conceito das HQtrônicas, idéia do autor para um novo tipo de linguagem dos quadrinhos online. NeoMaso Prometeu e brinGuedoTeCA 2.0 ajudaram a popularizar suas histórias.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Nessa edição em especial, o mineiro traz contos baseados na Aurora Pós-Humana, como as formas de amar e lidar com as camadas da humanidade perdida em meio aos avanços da tecnologia. Cada pequena narrativa traz grande reflexão sobre os rumos de nossas próprias ações. Tudo no clima quase gótico promovido pelo autor.

Publicidade


O artista, no entanto, merecia melhor tratamento editorial. Tudo bem que o autor, acostumado a publicar fanzines no meio alternativo, nunca se preocupou em levar um formato comercial ao público e sempre se concentrou em criar um bom conteúdo, todas as vezes bem-sucedido. Porém, agora, com mais bagagem e um público aberto a receber outras vertentes do quadrinho, suas histórias poderiam ter um acabamento à altura de seus textos e traços.


Isso porque a edição, da independente SM, de Jaú, interior paulista, pecou em uma ou outra impressão e ''estourou'' a arte-final da penúltima página. Não chegam a comprometer a qualidade da história e erros são comuns, principalmente nas primeiras experiências, mas é sempre bom saber onde estão os equívocos para evitá-los futuramente, não? Creio que sim.

Publicidade


Subs - Nove histórias diferentes, com nove personagens explorando o lado obscuro da sociedade através do limiar da consciência de cada um. É o que propõe e cumpre o mais novo lançamento da Via Lettera. Subs vem para explorar situações típicas que crescem no imaginário das pessoas acostumadas à correria dos grandes centros urbanos.


Daí nasce a crítica social sempre presente nas passagens propostas pelo poeta Ulisses Tavares. Nota-se sua habilidade com as palavras e a intimidade com o estilo de Shimamoto, a cada dia mais interessante. O resultado é um mosaico de situações tão perto de nós e ao mesmo tão longe, pois muitos insistem em esconder ou não ver. Um índio perdido na cidade, um conto de amor um tanto controverso, um menino sem face, um velho eternamente apaixonado... Em um deles, você vai acabar se vendo um pouco.

Publicidade


O mestre Shima é um assunto à parte. Um dos principais personagens do quadrinho nacional, do qual até hoje é um pilar, abusa de suas técnicas em preto-e-branco (quem pensa que Frank Miller foi inovador no uso da luz e sombra deveria ter conhecido nosso mestre nacional antes...), com narrativas ora cadenciadas e ora explosivas, de acordo com a proposta do texto.


Pincel, canetas, nanquim, hachuras, são ferramentas utilizadas de forma precisa e com muita habilidade em Subs, o que torna a edição bastante recomendável à todos que ainda não conhecem o poder do quadrinho brasileiro. E aos que conhecem também.

Publicidade


Serviço: Artlectos e Pós-Humanos, da SM, tem capa colorida e miolo em preto-e-branco, com formato 15 x 21 cm, a R$ 3. Pode ser encomendada pela Caixa Postal 95 - CEP 17201-970 Jaú - SP. Subs, da Via Lettera, tem capa dura colorida com miolo em preto-e-branco, no formato 21 x 28 cm, 72 páginas, a R$ 34.


A revistas citada acima podem ser encontradas em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.

Música+Quadrinhos: Nine Inch Nails+Artlectos e Pós-Humanos


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade