Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O Gênesis, segundo Crumb

14 dez 2009 às 16:57
Gênesis é considerado por muitos o maior lançamento do mercado editorial mundial neste ano -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Artista que revolucionou os quadrinhos recupera o texto original da Bíblia em um dos maiores lançamentos do ano

Curitiba - Robert Crumb já foi underground, liderou a Geração Beat nos quadrinhos, tocou em banda de jazz, mudou-se para a França, onde vive até hoje e, depois de seu último trabalho, chega ao status de um do maiores artistas contemporâneos, no auge de sua forma. Assim como foi Will Eisner, Crumb é considerado pelos fãs como um gênio vivo. Especialmente após o lançamento de sua mais recente e ruidosa obra, a releitura do texto original do livro Gênesis, do Velho Testamento da Bíblia Sagrada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de mais nada, para os que chegaram agora e não sabem quem é Crumb, o cara, com 66 anos, foi uma das figuras mais importantes para o cenário alternativo dos quadrinhos e da cultura underground mundial. Em 1960, seus traços rebuscados, com arte-final aparentemente tosca, ia na contramão do mercado, a cada dia mais sedento por super-heróis, ficção científica e afins.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


Suas primeiras histórias, de gibis artesanais da Zap Comix, com personagens como Fritz The Cat, procuravam um público mais adulto, com temas ligados a sexo e drogas, bem no estilo de vida da diversão perigosa divulgada pelos beatniks e seus herdeiros. O desenho ''feio'' para os padrões da indústria colocou-o como líder de uma geração de artistas da contracultura, de gente que via na iconoclastia o grito de liberdade da juventude.

Publicidade


Depois dessa fase inicial, a habilidade de Crumb só cresceu e ele popularizou uma série de obras e personagens, como Mr. Natural e ''American Splendor'', com Harvey Pekar. Com sua narrativa sempre irresistível e traços inconfundíveis, aliado a uma inteligência acima da média, principalmente com texto irônico e humor ácido, tornou-se uma figura pop e ícone contestador, chegou a ilutrar capa de disco de Janis Joplin e foi colaborador da revista The New Yorker.


Por isso tudo, ''Gênesis'' era aguardado por todos como o maior lançamento editorial de 2009 em todo o mundo. Mais. Pelos fãs radicais, o novo trabalho de Crumb seria uma forma iconoclasta de ver a Bíblia. Talvez cheia de ironia, de crítica política, social ou religiosa. Uma provocação.

Publicidade


''Gênesis, por Crumb'' não é nada disso. É um relato minucioso de um pesquisador detalhista e preciso, de um artista perfeccionista que entregou o melhor que podia por uma obra encomendada. Inicialmente, o artista faria somente o Paraíso. Mas, com um incentivo financeiro bem gordo, acabou aceitando fazer todo o Gênesis.


Crumb buscou em diversas fontes, especialmente na tradução de Robert Alter (''The Five Books of Moses'', de 2004), a história mais próxima do texto original. O resultado é uma grande história em quadrinhos, adaptação do maior clássico e best-seller de todos os tempos, a Bíblia. Ele transformou a narrativa original, por muitas vezes confusa -devido ao excessivo número de personagens, lugares, contradições, eventos ou mesmo por ''liberdades'' na tradução-, em uma empolgante aventura, de leitura fácil e linear.

Publicidade


Desde o Paraíso, com Adão e Eva; passando por Caim e Abel; Noé, Abraão e Isaac; Esaú e Jacó; e por aí vai, Crumb vai caracterizando com maestria cada um dos personagens e transformando a longa e delirante árvore genealógica do mundo em algo mais lógico, aceitável, terreno. Como o próprio autor diz, transformou a ''palavra de Deus'' nas ''palavras dos homens''. Tudo isso sem a ironia ou a crítica que os fãs radicais tanto queriam.


Crumb exibe sua melhor forma e mostra que mudou. Não é mais o escritor que adorava só rir dos outros, que se contentava em contestar e criticar. Não é mais ''apenas'' o talentoso ilustrador da contracultura. Ele mostra que é tudo isso e muito mais. É um artista maduro, que comprova que só se mantêm estáticos os pobres de espiríto.

Publicidade


TRADUÇÃO MANTEVE CONFUSÕES ORIGINAIS


Se para Crumb foi difícil traduzir coisas do hebraico e procurar traduções de outros pesquisadores, seria impossível editar o material no Brasil sem prestar atenção nesses detalhes. Por isso mesmo, Rogério de Campos, à frente da Conrad Editora, cuidou pessoalmente desse aspecto na versão nacional.

Publicidade


''É um texto que já tem várias traduções por aí, muitas bem-sucedidas. Mas quando começamos a mexer no texto, sentimos que tinha muitas coisinhas, muitos detalhes na tradução que fariam toda a diferença'', afirma Rogério. ''A Bíblia foi utilizada muitas vezes como ferramenta de evangelização e teve muito de seu texto simplificado de acordo com quem avaliou o que era mais importante ou não para sua tarefa.''


Assim como Crumb, Rogério seguiu o mesmo caminho, do texto original. ''O Crumb faz parte de um movimento de recuperação do texto original da Bíblia e seguimos por esse mesmo caminho na tradução'', diz. A tradução manteve até mesmo as inconsistências originais. ''O texto original traz uma série de confusões, incoerências e contradições. Por exemplo, em certo momento Esaú tem a mesma esposa com dois nomes diferentes. Nós mantivemos essas confusões porque faz parte do texto original.''

Publicidade


Para Rogério, o Gênesis de Crumb não é direcionado para os que buscam ''a verdade divina''. ''O livro de Crumb não foi pensado para quem busca na Bíblia a verdade, a busca divina. Vai interessar àquele que busca o texto fundador.''


De acordo com o editor, até mesmo a confusa árvore genealógica original ficou mais atraente. ''O Crumb é um bom contandor de histórias. E um bom contador de histórias consegue fazer com que palavras desinteressantes, as mesmas, tornem-se interessantes. Até mesmo da lista genealógica do Gênesis ele consegue fazer uma coisa interessante.''


Rogério vê essa edição como o lançamento mais importante de 2009. ''Essa é uma edição que só pelo texto já teria tudo para ser interessante. Com o trabalho do Crumb, é o livro do ano. Curioso, um livro com mais de 2,5 mil anos é o livro do ano.''


SERVIÇO


- ''Gênesis'', por Robert Crumb, é lançamento da Conrad Editora. Tem 216 páginas em preto-e-branco, com capa dura e formato 21,5 x 28 cm, a R$ 49,90.


O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845). O telefone de lá é (41) 3232-5367.

A maior parte dos textos publicados nesta coluna foi publicada na Folha de Londrina, tanto na versão impressa quanto na virtual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade