Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Uma reflexão sobre os pós-humanos

14 ago 2007 às 11:00

Edgar volta a explorar seu futuro em que a tecnologia anda de mãos dadas com a vida e a morte
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - Imagine um futuro hipertecnológico em que a imortalidade é alcançada através de transposição de consciência através de chips, em seres híbridos entre humanos e animais, sustentados por cibercorpos? Esse é o universo pós-humano de ''Artlectos e Pós Humanos'', do mineiro Edgar Franco, que chega a segunda edição pela SM Editora.

Edgar, que navega pelo underground brasileiro com seus quadrinhos poéticos já há um bom tempo, vem explorando esse universo pós-humano com um tom sombrio, imagens bastante expressivas, com certo pessimismo e até moralismo. Talvez um alerta sobre o que possamos nos tornar caso a sociedade não questione sua realidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta edição, cinco contos divagam sobre os eletrodomésticos desse futuro pós-humano, o saudosismo nesse panorama, os limites da condição humana, os parodoxos entre o desejo e a natureza e o que seria diversão para crianças em tal cenário. Aliás, esta última narrativa tem uma faixa em CD-ROM que acompanha a revista, em um quadrinho eletrônico interativo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma homenagem ao grande personagem de Eisner

Imagem de destaque

Rafael Sica lança ''Ordinário'' em Curitiba

Imagem de destaque

Super-heróis se adaptam ao século XXI

Imagem de destaque

Melhores de 2010


O CD também traz faixas de rock eletrônico industrial, bastante climático, com participação de músicos, artistas convidados e familiares, além do próprio Edgar. Ler os quadrinhos ouvindo as composições pode oferecer uma experiência um tanto diferente e interessante.

Publicidade


Edgar mudou um pouco o traço com o passar dos anos e hoje cede espaço para o uso de computadores, especialmente na coloração. No entanto, a técnica se perde um pouco no preto-e-branco, mesmo com a boa impressão. A editora paulista SM, aliás, tem se esforçado bastante para manter um bom nível e evoluiu desde o primeiro número, mas ainda há aquela ''aura'' de fanzine, talvez até proposital.


As histórias de Edgar podem parecer malucas e sem sentido para boa parte dos leitores acostumados com o padrão comercial. Porém, para quem já leu coisas da Metal Hurlánt (ou Heavy Metal, Metal Pesado) do final dos anos 70 e início dos 80, sabe que originalidade pode demorar um certo tempo para ser digerida pelos leitores.


Serviço - ''Artlectos e Pós-Humanos 2'', de Edgar Franco, tem formato 21 x 15,5 cm e custa R$ 3. Pode ser encomendada pela SM Editora, na Caixa Postal 95, em Jaú/SP. CEP 17201-970. Mais informações pelo email [email protected].

O material citado acima pode ser encontrado em Curitiba na Itiban Comic Shop: Av. Silva Jardim, 845. Fone: (41) 3232-5367.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade