Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Os nós do Paraná

23 out 2003 às 10:15
Publicidade
Publicidade

Olá, amigos do esporte! Na semana passada perguntei: que paranaenses somos nós? Perguntei por que os clubes de futebol do Paraná não têm torcida em todo o Estado. Pedi que me escrevessem dando suas opiniões. Pois aí vão algumas (quem quiser participar, escreva para o e-mail ao lado):

''Acho que você tem razão em dizer que a colonização faz a diferença, principalmente no Centro-Oeste do nosso Estado, onde a maioria é gaúcha e torce por equipes de lá. Estou torcendo muito para que o Coritiba alcance uma vaga na Libertadores.'' - Laerci da Silva Lima, de Cruzeiro do Oeste, torcedor do Paraná Clube.

Publicidade
Publicidade


''Quando fiquei sabendo da vinda de Atlético e Paraná aqui em Londrina, fiquei indignado. Londrina é uma cidade que tem um time, senão de grande porte no campo, mas de grande tradição. O LEC é o representante da cidade. Atlético e Paraná não deveriam escolher nossa cidade para jogar.'' - Willian.

Leia mais:

Imagem de destaque

Futebol é para rico!

Imagem de destaque

O Estatuto do torcedor e os lugares marcados

Imagem de destaque

Atlético burla código do torcedor

Imagem de destaque

A banha de Ronaldo


''Totalmente superficial sua coluna. Tinha que ter escrito que toda uma geração de radialistas preferiam transmitir jogos da capital paulista menosprezando o futebol local que tantas glórias deu à cidade, o que levou determinantemente à sucumbência do futebol na região de Londrina. Acabaram com um mercado futebolístico, acabaram com a paixão do torcedor, acabaram com o mercado de trabalho em transmissões esportivas, acabaram com tudo.'' - Francco.

Publicidade


''Parabéns pela coluna. Além de tudo o que você comentou, eu acrescento o fato de que o futebol paranaense nunca teve expressão nacional. Haja vista o número de títulos, a nivel nacional, conquistados pelas equipes paranaenses. Talvez seja por isso que nós paranaenses torcemos por equipes de outros Estados. Eu, por exemplo, sou do Norte do Paraná (Jacarezinho) e torço pelo Flamengo desde criança e agora fica impossível mudar. O futebol paranaense somente agora começa a buscar o seu espaço na mídia nacional.'' - Xico Duarte.


''Eu concordo contigo, acho que os times da capital poderiam ter mais torcida dentro do Paraná, menos aqui na região de Londrina. Apesar de não parecer, o Tubarão tem uma enorme torcida (que enche tranquilamente o Estádio do Café). O problema é a desmotivação e as más administrações. Então, que os times da capital tenham muita torcida, mas em outras cidades, pois em Londrina e região já temos o grande LEC, o Tubarão do Paraná e nunca em hipótese alguma o Atlético, Coritiba e Paraná terão alguma expressão aqui. Ah, só lembrando... eu vou sim ao jogo do Atletico quarta-feira no Estádio do Café. Já até comprei minha camisa do Vitória. Ps.: sua coluna é muito boa (para ser lida em Curitiba, pelos curitibanos).'' - Ricardo Siqueira, de Cambé.

''Você já viu algum atleta paranaense quando de uma vitória importante fazer alusão ou qualquer comentário do nosso estado, da sua origem, ou mostrar a nossa bandeira? O nadador Rogério Romero já fez isso! Acho que temos vergonha de nossas origens. É a tão falada autofagia paranense. Aqui no Norte do estado nem se fala. O Londrina tem na verdade 1.800 a 2.300 torcedores de verdade, o resto é espectador, só quer o Londrina na primeira divisão pra poder ver os seus times de coração (paulistas e cariocas). Na própria imprensa é assim, é só ver os programas esportivos de domingo, os caras fazem questão de deixar claro a sua preferência, depois dizem, 'nós somos Tubarão também'. Essa rivalidade de capital e interior é bobagem, ao invés de unirmos forças, nos separamos.'' - Agnaldo B. Da Silva, funcionário público e paranaense com orgulho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade