Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Quase jejum"

Comer pouco ajuda você a viver mais e melhor; entenda por quê

Redação Bonde
24 jun 2015 às 12:47
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É quase um mantra: desde pequena você ouve que para manter a boa forma tem que comer pouco. Só que agora, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia foi além, e mostrou que cortar entre 34% e 54% das calorias consumidas normalmente ajuda também a retardar o envelhecimento. É isso mesmo, se você quer viver mais tem que comer menos!

Com o objetivo de observar o o impacto do chamado "quase jejum" sobre o envelhecimento, os cientistas submeteram os participantes a ciclos de cinco dias de restrição calórica por mês, durante três meses. A dieta dos dias de quase jejum continha entre 34% e 54% das calorias consumidas normalmente, o que corresponde a cerca de 750 e 1050 calorias diárias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os resultados mostraram que cortar calorias ocasionalmente melhora a saúde, principalmente em aspectos que tendem a piorar com a idade. De acordo com os pesquisadores, a dieta restritiva fortalece o sistema imunológico e o sistema nervoso, o que, consequentemente, diminui fatores de risco para várias doenças.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O estudo concluiu ainda que o comportamento alimentar restritivo reduz a quantidade do hormônio de crescimento IGF-1 que, embora seja importante para o desenvolvimento, pode estimular o envelhecimento.


Em entrevista à revista Time, Valter Longo, principal autor do estudo e diretor do Instituto de Longevidade Universidade do Sul da Califórnia, ressaltou a importância de consultar um médico ou um nutricionista antes de iniciar esta ou qualquer outra dieta.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico Cell Metabolis. (Com informações da Veja)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade