Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hora da luta...

Muay thai fortalece os músculos e derruba o estresse

Redação Bonde
18 abr 2011 às 08:37
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecido mundialmente por sua eficiência e pelo condicionamento físico e mental proporcionado aos seus praticantes, o muay thai é uma luta originária da Tailândia e que no Brasil vem ganhando a cada dia mais praticantes. Seja pelos benefícios à saúde e ao corpo ou por simples paixão, esta arte marcial melhora a coordenação motora e o preparo físico, aumentando a resistência cardiovascular, fortalecendo braços, pernas e abdômen e proporcionando um alto gasto calórico. Além disso, o muay thai é um grande estimulante contra o estresse, contribuindo para melhorar a autoestima, a disposição e a serenidade de quem o pratica.

Ainda que a porcentagem de homens seja maior, o muay thai vem conquistando muitas mulheres pelo Brasil, explica Lael Pessolato Junior, professor de artes marciais e proprietário da Academia Tiger Thai, em São Bernardo do Campo (SP).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ajuda contra TPM

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


"Para as mulheres, o alívio do estresse proporcionado pelo muay thai pode refletir na diminuição dos sintomas da TPM e da ansiedade. O esporte também contribui para a perda de peso e para a definição muscular", explica Alessandra Paula Nunes, nutricionista da Confederação Brasileira de Muay Thai.

Publicidade


"O muay thai pode e deve ser praticado por quem deseja perder peso, já que possui um gasto energético bastante elevado. No caso de obesos, deve-se fazer uma avaliação médica minuciosa (incluindo a avaliação com o cardiologista e com o ortopedista), que definirá o ritmo e a intensidade do treino. Já aquelas pessoas que possuem problemas nas articulações, como joelhos e cotovelos, devem praticar com cautela, pois o ritmo forte do treinamento pode ser prejudicial e agravar os danos", orienta a nutricionista.


Com golpes básicos que incluem socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, defesas e clinch, uma aula de 60 minutos faz com que o aluno perca até 800 calorias. "O gasto calórico varia de acordo com a intensidade do treino. Alunos iniciantes, que tem um ritmo de treino mais fraco, gastam em torno de 500 calorias em 1 hora de treino. Já uma turma mais avançada, com um ritmo mais pesado de treino, chega a gastar 800 calorias em 1 hora de aula", acrescenta Alessandra.

"É possível melhorar o condicionamento, a saúde e a estética com a filosofia e arte do muay thai. Além disso, o respeito por todos os alunos é levado a sério e é premissa básica da academia é ensinar a técnica sem a intenção de machucar o adversário", conta Priscila Banin Mansana, 26 anos, praticante da arte marcial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade