13/05/21
PUBLICIDADE
Lista de obras premiadas

Dia Nacional do Livro Infantil: hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo

"Ler é estabelecer uma conexão com o mundo e com si mesmo”. Entre os vários benefícios que o hábito da leitura traz para crianças e seu desenvolvimento, essa talvez seja a que mais se destaque, de acordo com a diretora educacional da Educação Básica do Grupo Marista, Marcia Maria Rosa. É a partir dessa conexão que se estabelecem muitos outros benefícios, como competências cognitivas, afetivas, emocionais, desenvolvimento da linguagem, criatividade, alfabetização, ampliação do vocabulário, oportunidade de reflexão e muito mais.

A gerente editorial de Projetos Especiais e Literatura/Paradidáticos da FTD Educação, Isabel Lopes Coelho, partilha da mesma opinião. "Ler um livro é abrir uma janela que conecta, ao menos, dois universos. O primeiro deles é um olhar profundo para dentro de nós, uma imersão nos nossos sentimentos, nas nossas paixões e crenças. O outro, provoca o sentimento inverso: olhar para fora, desta vez, observando o mundo com mais sensibilidade”.


Qual a melhor idade para começar?

Não existe idade certa para que a leitura passe a ser incentivada, mas quanto antes, maior será a conexão da criança com a leitura, explica Rosa. "A leitura é a experiência de passear por uma obra literária, de passear pelas letras, por imagens ou apenas cenários”. Antes mesmo de aprender a ler, os pais podem estimular os filhos por meio de contação de histórias, que podem ou não ter um livro como base. A diretora comenta que todos os envolvidos são beneficiados no processo: "as histórias têm o poder de envolver as crianças e o contador ou leitor em uma experiência única, em um tempo de qualidade, que gera laços e memórias afetivas, além de melhorar o foco e a capacidade de concentração desde cedo”.

Responsabilidade compartilhada

A família e a escola são os principais agentes de incentivo à leitura. Em casa, os pais podem desenvolver o gosto por histórias por meio de leituras na hora de dormir, pelo exemplo de ler por lazer e criar um ambiente de leitura em casa. Enquanto na escola, as atividades e projetos trabalhados em sala desenvolvem o leitor, com cada vez mais ferramentas para compreender o mundo e a si mesmo por meio de diferentes conteúdos.

Isabel Lopes Coelho defende que a leitura por crianças, desde pequenas, é um ato muito importante para a formação de indivíduos mais conscientes de si mesmos e cidadãos mais sensíveis ao próximo. "São habilidades necessárias em um mundo cuja convivência social é cada vez mais restrita e mediada pela tecnologia, à distância”, pondera.

Tecnologia ajuda ou atrapalha?

Apesar de aparelhos eletrônicos não serem indicados para os pequenos, a pandemia mostrou que as telas podem ser usadas para lazer e aprendizado de maneira equilibrada. Na opinião de Marcia Maria Rosa, a tecnologia complementa a experiência da leitura e pode ser usada para despertar ainda mais o interesse de crianças e jovens. "Aproveitar vídeos, jogos e toda a possibilidade multimídia da tecnologia é algo que complementa a experiência do livro. É muito comum séries de filmes atraírem leitores para as obras originais, por exemplo, e vice versa”, relata.

Essa ampliação da experiência, desde que feita com equilíbrio, é benéfica e estimula ainda mais o hábito da leitura. Mas, o que o mundo digital ainda não conseguiu, foi substituir a emoção de acompanhar uma boa história a cada folhear de página, e a vivência única que só um leitor tem com seu próprio livro. Isabel conclui: "saber dosar quando devemos desligar da tela e aproveitar a leitura com outros sentidos: além do visual, tato e olfato (e até paladar, para as crianças pequenas) durante o manuseio dos livros são igualmente importantes no desenvolvimento da sensibilidade".

Confira alguns títulos sugeridos para comemorar o Dia Nacional do Livro:

Obras premiadas:

Minha família Enauenê - Prêmio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de Melhor Livro Infantil de 2019

Então quem é? - Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre) Melhor livro infantil

O menino de calça curta - Prêmio FNLIJ 2019 Altamente Recomendável FNLIJ 2019 - Produção 2018 - Categoria Criança

O túnel - Prêmio FNLIJ 2020 Altamente Recomendável FNLIJ 2020 - Produção 2019 - Categoria Criança

Cadê o livro que estava aqui - Prêmio Jabuti 2020 - Categoria Ilustração

Títulos gratuitos disponíveis online

Educação Infantil e 1º ano

Um dia de folga - Flávia Muniz. Ao acompanhar o pai em viagem para a cidade grande, um menino percebe pela janela do ônibus as mudanças da paisagem.Traz adesivos para completar as ilustrações.

O joão-de-barro - Flavio de Souza. Informações e curiosidades sobre o joão-de-barro, em linguagem leve e bem-humorada. Traz atividades ao final do texto.

Mamãe gata e seus pintinhos - Cláudio Fragata. História com rimas protagonizada pela gata e que trabalha com o valor solidariedade. Traz atividades ao final do texto.

2º e 3º ano

Festa no Céu - Ana Maria Machado. Um jabuti sente o preconceito no casco.

Quem mais ameaça: a chuva ou a onça? - F. Savary. Lendas da Amazônia que sobreviveram aos anos. Conto do livro "Lendas da Amazônia… e é assim até hoje”.

4º e 5º ano

O Pica-pau - Heloísa Prieto. Uma homenagem às aves, reais ou fantásticas, presentes em diferentes culturas. Conto do livro "O livro dos pássaros mágicos”.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda

Bolsonaro sanciona lei que determina afastamento de grávidas do trabalho presencial

13 MAI 2021 às 09h07
Vacinação

Covid-19: ausência na segunda dose da vacina atrapalha imunização e controle da doença

12 MAI 2021 às 17h46
Análise de contaminados

Perfil genético torna pacientes mais suscetíveis a ter covid-19

12 MAI 2021 às 17h31
Equilíbrio e harmonia

Entenda a importância de dormir bem para o controle de peso e o combate a doenças

12 MAI 2021 às 17h16
Foco e produtividade

Trabalho remoto será comum no pós-pandemia. Sua casa está preparada?

12 MAI 2021 às 16h55
Versatilidade

Aprenda a colocar lace em casa para mudar o visual quando quiser

12 MAI 2021 às 16h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados