Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lista de obras premiadas

Dia Nacional do Livro Infantil: hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 abr 2021 às 16:03
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Ler é estabelecer uma conexão com o mundo e com si mesmo”. Entre os vários benefícios que o hábito da leitura traz para crianças e seu desenvolvimento, essa talvez seja a que mais se destaque, de acordo com a diretora educacional da Educação Básica do Grupo Marista, Marcia Maria Rosa. É a partir dessa conexão que se estabelecem muitos outros benefícios, como competências cognitivas, afetivas, emocionais, desenvolvimento da linguagem, criatividade, alfabetização, ampliação do vocabulário, oportunidade de reflexão e muito mais.

A gerente editorial de Projetos Especiais e Literatura/Paradidáticos da FTD Educação, Isabel Lopes Coelho, partilha da mesma opinião. "Ler um livro é abrir uma janela que conecta, ao menos, dois universos. O primeiro deles é um olhar profundo para dentro de nós, uma imersão nos nossos sentimentos, nas nossas paixões e crenças. O outro, provoca o sentimento inverso: olhar para fora, desta vez, observando o mundo com mais sensibilidade”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qual a melhor idade para começar?

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Não existe idade certa para que a leitura passe a ser incentivada, mas quanto antes, maior será a conexão da criança com a leitura, explica Rosa. "A leitura é a experiência de passear por uma obra literária, de passear pelas letras, por imagens ou apenas cenários”. Antes mesmo de aprender a ler, os pais podem estimular os filhos por meio de contação de histórias, que podem ou não ter um livro como base. A diretora comenta que todos os envolvidos são beneficiados no processo: "as histórias têm o poder de envolver as crianças e o contador ou leitor em uma experiência única, em um tempo de qualidade, que gera laços e memórias afetivas, além de melhorar o foco e a capacidade de concentração desde cedo”.

Publicidade


Responsabilidade compartilhada

A família e a escola são os principais agentes de incentivo à leitura. Em casa, os pais podem desenvolver o gosto por histórias por meio de leituras na hora de dormir, pelo exemplo de ler por lazer e criar um ambiente de leitura em casa. Enquanto na escola, as atividades e projetos trabalhados em sala desenvolvem o leitor, com cada vez mais ferramentas para compreender o mundo e a si mesmo por meio de diferentes conteúdos.


Isabel Lopes Coelho defende que a leitura por crianças, desde pequenas, é um ato muito importante para a formação de indivíduos mais conscientes de si mesmos e cidadãos mais sensíveis ao próximo. "São habilidades necessárias em um mundo cuja convivência social é cada vez mais restrita e mediada pela tecnologia, à distância”, pondera.

Publicidade


Tecnologia ajuda ou atrapalha?


Apesar de aparelhos eletrônicos não serem indicados para os pequenos, a pandemia mostrou que as telas podem ser usadas para lazer e aprendizado de maneira equilibrada. Na opinião de Marcia Maria Rosa, a tecnologia complementa a experiência da leitura e pode ser usada para despertar ainda mais o interesse de crianças e jovens. "Aproveitar vídeos, jogos e toda a possibilidade multimídia da tecnologia é algo que complementa a experiência do livro. É muito comum séries de filmes atraírem leitores para as obras originais, por exemplo, e vice versa”, relata.

Publicidade


Essa ampliação da experiência, desde que feita com equilíbrio, é benéfica e estimula ainda mais o hábito da leitura. Mas, o que o mundo digital ainda não conseguiu, foi substituir a emoção de acompanhar uma boa história a cada folhear de página, e a vivência única que só um leitor tem com seu próprio livro. Isabel conclui: "saber dosar quando devemos desligar da tela e aproveitar a leitura com outros sentidos: além do visual, tato e olfato (e até paladar, para as crianças pequenas) durante o manuseio dos livros são igualmente importantes no desenvolvimento da sensibilidade".


Confira alguns títulos sugeridos para comemorar o Dia Nacional do Livro:

Publicidade


Obras premiadas:


Minha família Enauenê - Prêmio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de Melhor Livro Infantil de 2019

Publicidade


Então quem é? - Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre) Melhor livro infantil


O menino de calça curta - Prêmio FNLIJ 2019 Altamente Recomendável FNLIJ 2019 - Produção 2018 - Categoria Criança

Publicidade


O túnel - Prêmio FNLIJ 2020 Altamente Recomendável FNLIJ 2020 - Produção 2019 - Categoria Criança


Cadê o livro que estava aqui - Prêmio Jabuti 2020 - Categoria Ilustração


Títulos gratuitos disponíveis online


Educação Infantil e 1º ano


Um dia de folga - Flávia Muniz. Ao acompanhar o pai em viagem para a cidade grande, um menino percebe pela janela do ônibus as mudanças da paisagem.Traz adesivos para completar as ilustrações.


O joão-de-barro - Flavio de Souza. Informações e curiosidades sobre o joão-de-barro, em linguagem leve e bem-humorada. Traz atividades ao final do texto.


Mamãe gata e seus pintinhos - Cláudio Fragata. História com rimas protagonizada pela gata e que trabalha com o valor solidariedade. Traz atividades ao final do texto.


2º e 3º ano


Festa no Céu - Ana Maria Machado. Um jabuti sente o preconceito no casco.


Quem mais ameaça: a chuva ou a onça? - F. Savary. Lendas da Amazônia que sobreviveram aos anos. Conto do livro "Lendas da Amazônia… e é assim até hoje”.


4º e 5º ano

O Pica-pau - Heloísa Prieto. Uma homenagem às aves, reais ou fantásticas, presentes em diferentes culturas. Conto do livro "O livro dos pássaros mágicos”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade