26/02/21
PUBLICIDADE
Conheça a história

Livro ‘Cozinha do Pioneiro’ valoriza os sabores e memórias de Ibiporã

Prefeitura de Ibiporã
Prefeitura de <a href='/tags/ibipora/' rel='noreferrer' target='_blank'>Ibiporã</a>


Projeto registrou em vídeos e em livro a riqueza de histórias e receitas de várias famílias tradicionais de Ibiporã. Versão gratuita do livro em PDF será disponibilizada em breve. 22 vídeos já foram lançados


Com o objetivo de registrar e valorizar a cultura dos vários povos que formaram o Município de Ibiporã, por meio da comida e dos hábitos que as famílias trouxeram de seus locais de origem, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), com o apoio do Museu do Café de Ibiporã, acaba de lançar o livro Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã.

A realização é da Prefeitura de Ibiporã e o trabalho faz parte do Projeto de Recuperação da Memória do Município, que desde 2008 vem desenvolvendo vários programas de preservação da memória e da história local e já produziu 12 livros impressos, além de mais de 60 filmes e documentários em DVD. Somente dos últimos três projetos, foram lançados 55 vídeos: Circuito das Capelas (23), Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas (10) e Cozinha do Pioneiro (22).

O livro Cozinha do Pioneiro reúne em 180 páginas trechos e fotografias das 22 gravações feitas com as famílias, as entrevistas com cada uma (ver a relação abaixo), além de um trabalho de pesquisa iniciado em 2017, com foco na gastronomia regional e na preservação deste importante patrimônio cultural de Ibiporã: a comida e os hábitos que os pioneiros trouxeram de seus locais de origem.

"As receitas foram divididas entre caipiras (brasileiras), mineiras, japonesas, árabes e italianas, que concentram a maior parte das famílias que se fixaram no Município e dessa forma demarcam também a sua tradição. Mas tivemos também receitas de origem búlgara, pois há vários descendentes em Ibiporã, além de alemã e francesa”, explica o coordenador do projeto e editor do livro, Jaime Kaster.

A apresentação formal e entrega de exemplares a algumas famílias – representando toda a comunidade – foi feita no último dia 29 de dezembro, pelo ex-prefeito João Coloniezi e pelo ex-secretário municipal de Cultura, Agnaldo Adélio, em um ato restrito na sede da SMCT.

"Dedicamos este projeto à nossa população e agradecemos a todos os pioneiros e seus familiares que dedicaram um pouco do seu tempo para preparar essas receitas e deixaram registrados belos depoimentos”, disse na ocasião o prefeito João Coloniezi. Agnaldo parabenizou a equipe de produção e destacou que "além de resgatar a cultura, o projeto também visa promover o turismo, divulgando a gastronomia e pratos típicos locais.”

O livro e os 22 vídeos com as receitas dos pioneiros foram produzidos e editados por servidores da própria Secretaria de Cultura e do Museu Histórico. A maior parte das gravações foi feita no ano passado e todas já estão disponíveis nos canais de vídeo da Secretaria de Cultura e Turismo no Youtube (https://www.youtube.com/fcibipora) e no Facebook (https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora). Agradecemos a todos os que participaram, colaboraram e prestigiaram o projeto, compartilhando vídeos, receitas e informações.

DISTRIBUIÇÃO E VERSÃO DIGITAL GRATUITA - A distribuição do livro será dirigida e feita a partir de fevereiro – à imprensa, aos representantes dos municípios, às escolas públicas e particulares de Ibiporã, aos museus, universidades, entidades de classe e órgãos ligados à cultura, à memória e ao turismo.

Mas buscando democratizar o acesso a todo o público, o livro também estará disponível gratuitamente para download, na versão digital em PDF, no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br) a partir de fevereiro de 2021.

"Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã"
Projeto de recuperação da memória, de preservação do patrimônio cultural e divulgação turística do Município - Ibiporã (PR) - 2020

Realização: Prefeitura de Ibiporã

Produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Seguro da fertilidade'

Tire suas dúvidas sobre o processo de congelamento de óvulos que Gabriela Pugliesi se submeteu

25 FEV 2021 às 19h15
Sonhos

O que significa sonhar com discussão?

25 FEV 2021 às 17h15
Moda crescente

Bandana vira acessório indispensável do BBB e causa revolta nas redes sociais

25 FEV 2021 às 14h58
Novamente

MP cobra higienização e medidas contra aglomeração nos ônibus de Londrina

25 FEV 2021 às 11h57
Entenda

Legislação brasileira não prevê toque de restrição, afirma jurista

25 FEV 2021 às 09h24
Entenda

TikTok derrubou 7,5 milhões de vídeos no Brasil no segundo semestre

25 FEV 2021 às 09h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados