A ComportPet, equipe especializada em comportamento animal, foi a primeira a aplicar no Brasil a musicoterapia voltada para pets. A técnica visa promover o relaxamento de cães, aves e gatos e auxilia até mesmo no tratamento de doenças.
"A musicoterapia é bastante utilizada nos Estados Unidos e ainda pouco difundida e aplicada no Brasil" explica Cleber Santos, da ComportPet, especializada em comportamento animal.
"Em 2012, morei nos Estados Unidos, conheci a musicoterapia para pets e decidi trazê-la ao Brasil, para oferecer aos pets uma técnica útil para sua felicidade e bem-estar, e que serve como coadjuvante nos tratamentos de questões físicas e comportamentais", ele explica. "É uma excelente terapia para acalmar cães e gatos. Ela realmente serve para relaxar um animal estressado", complementa.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Como funciona
De acordo com o especialista da ComportPet, a musicoterapia usa a música e diversos elementos (melodia, som, ritmo e harmonia) para promover mudanças positivas nos pets, físicas, mentais, sociais, cognitivas e de comportamento.
Através de sessões da técnica da musicoterapia, é possível diminuir o nível de estresse de um animal, fazer com que ele relaxe e responda melhor a um tratamento no processo de cura de uma doença.
Mas ele alerta: a técnica deve sempre ser aplicada com a supervisão de um profissional especializado. "Antes de mais nada, é preciso diagnosticar o animal, e isso somente um especialista em comportamento animal pode fazer. Caso seja aplicada de forma inadequada, a musicoterapia poderá ser ineficaz ou até mesmo agravar o quadro apresentado".
Quais são os benefícios?
Relaxamento - A exposição frequente à música harmônica tem efeito relaxante, antiestresse, sonífero e tranquilizante sobre os animais. Por isso, ela pode deixar o animal mais tranquilo, fazendo com que ele se sinta mais confortável. Os sons de fundo durante as sessões são escolhidos a partir de uma série de estudos que mostram quais notas são mais confortáveis para os cães.
Benefícios Físicos - A música atinge diversos órgãos e sistemas dos animais: cérebro, pulmões, aparelho digestivo, sangue e sistema circulatório, pele e mucosas, músculos e sistema imunológico. "Pesquisas científicas comprovam que a musicoterapia promove efeito analgésico, além de manter o equilíbrio do sistema circulatório e do metabolismo profundo", afirma.
Benefícios Comportamentais - A técnica tem efeito regulador sobre o sistema psicossomático dos pets. Doenças emocionais como a depressão, a hiperatividade, a agressividade e a carência afetiva podem ser combatidas com este tipo de tratamento.