Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas de especialista

Prática de exercícios físicos exige cuidados no verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 set 2019 às 14:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Treinar em um dia quente é algo que agrada muita gente. Porém, esse cenário típico do verão exige alguns cuidados especiais por parte do atleta. Segundo Edison Tresca, educador físico da Universidade UNIVERITAS/UNG, é essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, e a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento.

Segundo o professor, devem-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis e manter o ambiente arejado. Em casos de ambientes fechados, é aconselhado manter o espaço ventilado de forma natural ou artificial. Já na prática de exercícios físicos ao ar livre, o educador físico recomenda que o esportista aplique protetor solar, use óculos de sol e boné.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista alerta ainda que, mesmo que o atleta já esteja acostumado a uma rotina de prática de atividades físicas, é importante procurar reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20% em dias muito quentes. O professor afirma que o esportista deve evitar a prática quando a temperatura estiver acima dos 29 ºC, bem como em dias com umidade relativa do ar abaixo de 50%.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Tresca sugere que o esportista se exercite nos períodos mais frescos do dia, como no início da manhã, no finalzinho da tarde ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo é mais intensa, podendo desidrata-lo muito rapidamente.

Para a hidratação, o educador sugere que o atleta evite a ingestão de bebidas industrializadas, já que essas contém muito sódio como conservantes. Para o profissional, o ideal é ingerir água fresca.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade