Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dicas de especialista

Prática de exercícios físicos exige cuidados no verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 set 2019 às 14:33
Continua depois da publicidade

Treinar em um dia quente é algo que agrada muita gente. Porém, esse cenário típico do verão exige alguns cuidados especiais por parte do atleta. Segundo Edison Tresca, educador físico da Universidade UNIVERITAS/UNG, é essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, e a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo o professor, devem-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis e manter o ambiente arejado. Em casos de ambientes fechados, é aconselhado manter o espaço ventilado de forma natural ou artificial. Já na prática de exercícios físicos ao ar livre, o educador físico recomenda que o esportista aplique protetor solar, use óculos de sol e boné.

Continua depois da publicidade


O especialista alerta ainda que, mesmo que o atleta já esteja acostumado a uma rotina de prática de atividades físicas, é importante procurar reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20% em dias muito quentes. O professor afirma que o esportista deve evitar a prática quando a temperatura estiver acima dos 29 ºC, bem como em dias com umidade relativa do ar abaixo de 50%.


Tresca sugere que o esportista se exercite nos períodos mais frescos do dia, como no início da manhã, no finalzinho da tarde ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo é mais intensa, podendo desidrata-lo muito rapidamente.

Para a hidratação, o educador sugere que o atleta evite a ingestão de bebidas industrializadas, já que essas contém muito sódio como conservantes. Para o profissional, o ideal é ingerir água fresca.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade