Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os sinais de alerta

Principal causa de mortes entre crianças, câncer ainda tem diagnóstico tardio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 fev 2021 às 17:22
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Primeira causa de morte entre o público infantil (de 0 a 19 anos) no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a sobrevida de pacientes nessa faixa etária pode chegar até 80%, desde que a doença seja detectada em estágio inicial. Na expectativa de aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer, o maior centro de tratamento oncológico e pediátrico do Paraná, o Hospital Pequeno Príncipe, alerta sobre a importância do diagnóstico para Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, celebrada na próxima segunda-feira (15).

Referência há mais de 50 anos, a instituição reúne a excelência técnico-científica, ao cuidado humanizado, multidisciplinar e com o apoio de profissionais de 32 especialidades para diagnosticar e tratar pacientes oriundos de todo os país. "Temos importantes avanços no diagnóstico com exames de imagem (ressonância magnética) e o diagnóstico molecular com o Laboratório Genômico. A integração da pesquisa com a prática clínica, por meio da participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, é outro diferencial”, explica a chefe do setor no Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia realizado no ano passado estimou que entre 50 e 90 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer nos primeiros meses de 2021. Ainda segundo o INCA, a cada ano cerca de 12 mil novos casos da doença surgem no país, com previsão de 2,7 mil mortes, mas diferentemente do que pode acontecer com adultos, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento de cânceres no público infantil.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Os cânceres em crianças e adolescentes são considerados mais agressivos e se desenvolvem rapidamente. Por outro lado, os pacientes infantis respondem melhor ao tratamento e as chances de cura são maiores, se comparado com o público adulto. "O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento e é o caminho que leva à cura. E quando se fala sobre casos de câncer que acometem pacientes que fazem parte do público infantojuvenil, ele é essencial. Crianças e adolescentes respondem melhor ao tratamento com quimioterapia. Por isso, é importante que a doença seja descoberta o quanto antes”, alerta a médica.

Publicidade


O Setor de Oncologia do Pequeno Príncipe oferece atendimento a pacientes de 0 a 18 anos e é considerado o maior serviço pediátrico do Paraná na área, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, sendo que cerca de 80% dos tratamentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital também é referência no tratamento de tumores sólidos e doenças hematológicas malignas e não malignas no Brasil, com tratamento completo e multidisciplinar. Em 2019 realizou 1.093 internações e 7.775 atendimentos ambulatoriais.


Sinal de alerta

A leucemia é o tipo mais comum de câncer em crianças, seguido de tumores do sistema nervoso central e linfomas e muitas vezes, os sintomas do câncer podem ser confundidos com doenças comuns da infância por isso é importante estar atentos aos seguintes sinais:

Publicidade


- Dores nos ossos, principalmente nas pernas, com ou sem inchaço.


- Palidez inexplicada.

Publicidade


- Fraqueza constante.


- Aumento progressivo dos gânglios linfáticos.

Publicidade


- Manchas roxas e caroços pelo corpo, não relacionados a traumas.


- Dores de cabeça, acompanhadas de vômitos.

Publicidade


- Perda de peso, com aumento/inchaço na barriga.


- Febre ou suores constantes e prolongados.


- Distúrbios visuais e reflexos nos olhos.

A instituição também disponibiliza uma cartilha para famílias que estão enfrentando a doença. O download gratuito pode ser feito pelo link


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade