Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite imprevistos!

Saiba 4 dicas para evitar dor de cabeça nas compras e trocas do Natal

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 dez 2020 às 10:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar das dificuldades financeiras em 2020, em grande parte em decorrência das consequências da pandemia do coronavírus, a expectativa é movimentar R$ 38,1 bilhões em volume de compras de presentes neste Natal, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Até por conta da elevação das estimativas – os dados apontam que o setor deve avançar 3,4%, o maior desde 2017 (3,9%) –, é preciso ter cuidado com os gastos e com a relação de consumo.


"Muitos são os fatores que acendem um alerta nesse período, principalmente se as pessoas deixaram para fazer as compras de última hora: risco de não receber os produtos a tempo, lojas lotadas (mesmo com as restrições impostas pela pandemia), planejamento financeiro e compras por impulso. Tudo isso pode trazer uma série de dor de cabeça na relação entre consumidores e lojistas, o que pode ser evitado com medidas simples”, ressalta o advogado Renan De Quintal, do Escritório Batistute Advogados, que separou quatro dicas importantes para esse período. Anote aí:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Planeje o orçamento: compras impulsivas são as principais fontes de dores de cabeça porque estouram os limites do cartão, endividam e, muitas vezes, nos fazem comprar produtos que não precisamos, que não servem, que estão com um ou outro defeito. E tudo isso pode gerar problemas com os lojistas, na hora das trocas, entre outros aspectos. Por isso, planeje o orçamento, faça uma lista, não fuja do contexto financeiro familiar.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Pesquise: ainda vale a velha tática de pesquisar preços. Ainda mais hoje, com a internet. Acesse buscadores de preços, veja páginas diferentes e, se você não tiver pressa, monitore os preços durante alguns dias. Crie alertas e, quando houver alguma baixa, o site te avisa. Dá para economizar muito fazendo compras online e com calma.


À vista: é sempre melhor poder comprar à vista do que a prazo, pois, isso dá margem para negociar algum desconto. Entretanto, fique atento: os preços diferenciados a prazo e à vista devem estar expostos nas vitrines, além da taxa de juros, número e valor das prestações. O objetivo é fornecer o maior número de informações possíveis ao consumidor para que ele decida a forma como quer pagar.

Trocas: as lojas físicas não têm a obrigação de realizar trocas de produtos. Elas o fazem como uma cortesia e fidelização ao cliente. Por isso, pergunte como funciona, antes de comprar. Já as compras feitas sem que o consumidor tenha visto o produto (online ou catálogos), têm regras específicas para desistência da compra e trocar de produtos. Um exemplo é o direito de arrependimento em sete dias a partir da compra ou do recebimento do produto. Exija os respectivos direitos. Para tanto, tenha sempre em mãos a nota fiscal do produto, que comprove a compra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade