Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dicas!

Saiba como se portar corretamente no ambiente de trabalho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 out 2019 às 11:21

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É fato que a maioria da população adulta passa a maior parte do tempo trabalhando. Por isso, é importante que haja um limite de comportamento no ambiente de trabalho. Nos escritórios e demais locais de labor, precisamos evitar algumas atitudes que podem nos prejudicar - mesmo em lugares mais descontraídos, como startups de tecnologia e agências de comunicação.

Se você tem dúvidas sobre como se portar em um ambiente de trabalho, confira as dicas abaixo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Respeito é regra básica - Muitas coisas não são recomendadas em um ambiente de trabalho e a primeira regra é: tudo precisa ser baseado no bom senso e no respeito ao próximo. Para Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, qualquer profissional precisa saber analisar como são seus colegas de trabalho para evitar situações constrangedoras:

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


• Tenha cuidado com o tipo de brincadeira que pode ser feita;
• Nunca fale mal das pessoas que estão trabalhando ali;
• Respeite a hierarquia no ambiente de trabalho.

Publicidade


"Pode acontecer de um profissional ter alguma dificuldade com seu chefe. Ao invés de fazer o correto, que é discutir diretamente com seu líder, este profissional acaba falando mal para outras pessoas. Isso sem falar do lado oposto, que são pessoas que ficam ‘puxando o saco’ de seus chefes em busca de alguma vantagem. A verdade é que só alcançamos alguns benefícios e promoções quando há mérito e só há mérito quando se trabalha corretamente. Falar pelas costas ou bajular não são boas alternativas”, declara Eliane.


Respeite para ser respeitado - Muitas vezes a pessoa pode ficar na dúvida sobre o que é ser proativo ou bajulador e, até mesmo ficar parado, no ostracismo, esperando algum confronto com o seu chefe. É preciso desenvolver o respeito pela hierarquia e não atrapalhar processos.

Publicidade


"Vivemos um momento em que criatividade e proatividade são diferenciais e tudo pode ser dito da forma correta. Se você tem uma ideia que pode contribuir em algum projeto, o diálogo é o melhor caminho. Respeitar a hierarquia é falar com quem precisa ouvir o que precisa ser dito. O líder está ali para intermediar situações e contribuir com a equipe. Se existe uma hierarquia, eu não posso tomar decisões que atropelem este sistema. Não é preciso ter medo de expor as ideias desde que se saiba dialogar. O líder pode dizer o que pode ser feito", esclarece a especialista.


Segure suas emoções - O temperamento é outro detalhe que requer atenção. Se a pessoa tiver um temperamento parecido com um barril prestes a explodir e não se controlar, ela acaba sendo grosseira ou extremamente tímida. Acredite, isso pode atrapalhar mais cedo ou mais tarde.


Para Eliane, o trabalho não é extensão de nossa vida pessoal, então ser grosseiro não é uma opção: "Tem que tomar cuidado ao brincar demais e perder a educação, falar coisas indevidas e ser inconveniente. Muitas vezes, os colegas de trabalho estão concentrados e precisam deste momento, portanto qualquer comentário polêmico vai atrapalhar. Ninguém tem o direito de descontar suas questões pessoais com colegas de trabalhos”.

A (atraente) e temida fofoca - Conhecida como "rádio corredor”, a fofoca é mais prejudicial para quem faz do que o alvo da conversa. A coordenadora de RH explica que todos precisam pensar na equipe como um todo e, se algo incomoda, a questão precisa ser resolvida com esta pessoa. Portanto, nada de ficar espalhando informações contraditórias ou, para usar uma palavra do momento, "fake news.”


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo