Família

Saiba como viajar no Ano Novo gastando pouco

14 nov 2019 às 09:25

Comemoração, desejos e agradecimentos são os primeiros pensamentos relacionados ao Ano Novo. Sabendo que faltam menos de dois meses para o Réveillon de 2020, o Cuponation, plataforma de descontos online e parte da alemã Global Savings Group, realizou uma pesquisa para saber os destinos de fim de ano mais procurados pelos brasileiros, além de propor dicas de como poupar durante o feriado.

De acordo com um levantamento realizado este ano pela Kayak, aplicativo de busca de viagens, as capitais Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo são cinco dos dez destinos nacionais mais pesquisados pelos brasileiros para viajar no final do ano.


Com dados de um estudo recente da ferramenta de busca de viagens Skyscanner, o Cuponation descobriu que 41% dos entrevistados estão optando pela região Nordeste para passar o Réveillon, enquanto 27% desejam ir para a região Sudeste e 20% para a região Sul. Destes grupos, 40% dos viajantes pretendem ir para a praia.


Em relação à dinheiro, a ferramenta mostrou que 58% dos entrevistados dizem que o preço é o principal influenciador na escolha do destino. Enquanto 19% querem gastar apenas R$500, cerca de 30% estão dispostos a gastar mais de R$2.000 na viagem.


Fazer economia é sempre um desafio ao preparar uma viagem, principalmente quando se trata de um lugar mais conhecido e de um feriado popular. Por isso, o Cuponation reuniu dicas de como poupar durante a folga sem que haja a necessidade de usar todas as economias feitas durante o ano e o décimo terceiro.


Hospedagem - Uma opção seria trocar a reserva de um hotel por um hostel ou um camping, fazendo com que as despesas caiam até pela metade do preço. A reserva pode ser feita por aplicativos próprios ou sites, como Airbnb e CouchSurfing. Lembrando que fechar a reserva antecipadamente
e fora de temporada ou no local pode sair mais barato, já que pode ser feita a negociação de valores.


Locomoção - Sendo um dos tópicos em que mais se gasta dinheiro, é preciso saber bem as opções mais baratas. Saiba que no uso de ônibus e vans, a dica do agendamento antecipado vale igualmente e, se o transporte sair de uma cidade vizinha (ou menor), o custo da passagem cai. Uma possibilidade também seria usar aplicativos de transportes (como BlabaCar e Uber) e dividir o valor da corrida ou alugar um carro para seu trajeto. Para quem deseja viajar de avião, as companhias aéreas oferecem o sistema de pagamento da passagem com milhas. Para os passeios locais, considere o uso de bicicletas e patinetes comunitários ou ir caminhando.


Alimentação - Apesar da experiência de comer em restaurante típicos ser ótima, tente poupar garantindo alimentação inclusa na hora da reserva da hospedagem ou sabendo se o local reservado oferece cozinha comunitária. Comer em barraquinhas e quiosques de rua pode sair mais barato e gastos adicionais em passeios podem ser poupados com aperitivos comprados num supermercado local.


Passeios - Tente reservar seus passeios por conta própria e não com a ajuda de uma agência de viagens. Caso queira um guia, lembre-se que quanto mais perto do passeio essa agência ficar, mais caro ela irá cobrar. A indicação de reservas antecipadas e de pechinchar servem bem para essa situação também. Além disso, não se esqueça de perguntar sobre descontos para estudantes, crianças e idosos.

Por fim, leve exatamente o valor que pretende gastar na viagem para não fazer gastos adicionais e considere fazer o pagamento das reservas em sites como Clickbus, Hotéis.com e Decolar.com com cupons aplicados para obter ainda mais descontos no valor.


Continue lendo