Família

Sete atitudes para criar uma rotina e fazer as crianças dormirem mais cedo

15 jul 2015 às 11:11

Durante o período de férias muitos pais costumam 'baixar a guarda' e flexibilizar o horário das crianças irem para a cama. No entanto, essa atitude pode gerar muita dificuldade quando for hora de voltar às aulas. Quando o assunto é dormir, deixar os pequenos à vontade é uma forma de desregular o sono. E, se uma noite mal dormida ou com poucas horas de sono já é ruim para um adulto, para uma criança é um problema muito maior. Elas ficam irritadas, agitadas, agressivas e podem ter dificuldades para se concentrar no dia seguinte. Com aula ou sem aula, os pais devem estimular ensinar aos pequenos que dormir cedo é saudável: o organismo descansa e se recompõe para o dia seguinte. O site e-How Brasil listou sete atitudes que ajudam os pais a criarem uma rotina de estímulo ao sono dos filhos. Coloque-as em prática o quanto antes e surpreenda-se com os resultados!

Faça silêncio


Televisão ligada, luz acesa, barulhos, computador e muita conversa chamam a atenção das crianças e devem ser evitados. Tudo isso faz com que os pequenos fiquem acordados e demorem ainda mais para pegar no sono. Cores muito intensas também afetam o momento de descanso. Mantenha o quarto escuro ou com o mínimo de luz possível, se a criança tiver medo do escuro. Também é recomendável não ter brinquedos em sua cama. Mas caso ela goste de dormir com algum bichinho de pelúcia, não há problema.


Ritual do sono


Crie uma rotina noturna prévia no momento do descanso e siga à risca todos os dias. A criança se acostumará e, com o tempo, perceberá quando estiver chegando a hora de dormir. Independente da idade, é importante que os pais acostumem e acompanhem o ritual dos filhos e não percam o foco quando a criança crescer. O hábito deve ser sempre o mesmo: fazer xixi, escovar os dentes, tomar banho, vestir o pijama e ir se acalmando para uma boa e tranquila noite de sono. Dessa forma, não só os filhos descansam, mas também os pais.


Evite algumas brincadeiras


Para as crianças, toda hora é hora de correr, pular e brincar. A pilha parece não ter fim. Quando chega a noite, elas devem se acalmar. Atividades mais tranquilas, como jogos de perguntas e respostas, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos de cartas ou até ler uma história ajudam a pegar no sono mais facilmente. Assim, os pequenos se acalmarão, o que os leva para a cama mais cedo e facilita o repouso noturno.


Do berço para a cama


Muitos pais acreditam que, ao chegar uma certa idade, as crianças devem mudar o lugar de descanso. Porém, cada um tem seu tempo. Algumas vezes, isso termina afetando o sono do bebê. Não é porque ele já tem dois anos que precisa dormir na cama. Se o seu pequeno tem dificuldade para descansar ou fica muito irritado na hora de dormir, voltar atrás pode ser a solução. Não será o fim do mundo. Muito pelo contrário, todos irão descansar tranquilamente.


Balanço


Quando o bebê está irritado, chorando e não consegue dormir, é quase impossível não seguir o truque: pegar a criança no colo, balançá-la e cantar uma música de ninar. Não existe mal algum nisso. Mas o balanço não deve ser usado para o filho dormir, mas para acalmá-lo. Ao dormir balançando, a criança não chega a ter o sono profundo e restaurador. Ela não descansará e acordará irritada e com sono. Se estiver viajando e quiser utilizar o bebê-conforto, tudo bem. Mas não deixe que seu filho se acostume a ele.


De olho no relógio


Não espere ver seu filho bocejando para dizer que é tarde e está na hora de dormir. Quanto mais cansado estiver, mais dificuldade para repousar ele terá. A criança deve se acostumar com o horário de ir para a cama. Até os três anos de idade, as crianças precisam dormir normalmente 11 horas por noite. Estipular um horário, além de criar um costume, facilita seguir os outros passos para fazer os pequenos dormirem mais cedo.


Técnica E.A.S.Y.

O livro "A encantadora de bebês" ensina a utilizar a técnica E.A.S.Y. (sigla em inglês que significa alimentação, atividade, sono e você). Com esse método, o criança deve se alimentar, fazer alguma atividade e descansar. Assim, você terá tempo livre para fazer o que quiser. E o seu filho entrará em uma rotina. A técnica requer muita persistência. Não se deixe levar porque você tem uma visita ou não está em sua própria casa. Lembre-se: esse método varia de criança para criança. (Fonte: e-How Brasil)


Continue lendo