Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta madrugada

Chuva de meteoros: saiba como observar os fragmentos do cometa Halley

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 mai 2020 às 13:22
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que a Terra vai atravessar o caminho do cometa Halley no início da próxima semana? Será possível observar os fragmentos do cometa que irão "cair” na atmosfera terrestre. O pico da Chuva de Meteoros, chamados "Eta Aquarídeos”, será na madrugada de terça-feira (5).

Segundo o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), a cada ano, a Terra, em sua órbita em torno do Sol, acaba "cruzando” com as órbitas de vários cometas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para entender melhor, os cometas são, basicamente, grandes "bolas de gelo sujo”, com vários quilômetros de diâmetro. Quando se aproximam do Sol, o calor faz com que parte deste gelo derreta e dê origem à cauda do cometa, que vai ficando para trás em seu percurso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo

Imagem de destaque
Dados do IBGE

No Brasil, uma em cada dez famílias enfrenta insegurança alimentar

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla


Uma analogia seria dizer que um cometa é como um caminhão-caçamba, carregado com terra e sem a devida proteção. Com isso, conforme o caminhão vai trafegando, acaba sujando as ruas por onde passa, deixando cair terra e entulho pelo caminho.

Publicidade


Agora, imagine que você está atravessando essa rua suja com terra. Pois é isso que ocorre com o nosso planeta: de tempos em tempos, atravessa esses "caminhos sujos” - as órbitas de cometas - e é possível encontrar detritos de suas passagens.


Quando esses fragmentos, geralmente do tamanho de um grão de feijão, penetram na atmosfera terrestre a velocidades altíssimas (podendo superar 200.000km/h!!), acabam sofrendo um atrito tão intenso que acabam sendo queimadas, dando origem ao fenômeno conhecido como meteoro ou, popularmente, estrela cadente.

Publicidade


Agora, imagine vários desses fragmentos ao mesmo tempo! Quando isso ocorre, são as chamadas "chuvas de meteoros”, que podem ser espetáculos belíssimos!


Na madrugada do dia 5 de maio, a Terra irá atravessar o rastro de poeira deixado pelo cometa Halley, o mais famoso de todos os tempos, que "aparece” a cada 76 anos e teve sua última passagem em 1.986 - a próxima, só em 2061!!!

Publicidade


Na terça, os meteoros que surgem no céu têm em comum uma espécie de "ponto de origem”, um local onde todos eles parecem convergir. Neste caso específico, este ponto está próximo à estrela "Eta” da constelação de Aquário. Assim, eles recebem o nome de "Eta Aquarídeos”. Importante: os meteoros não "nascem” na constelação de Aquário. Se for traçada uma espécie de "reta” pela trajetória, é ali que se encontrarão.


Os Eta Aquarídeos podem atingir pico de até 40 meteoros por hora e, quanto mais tarde, melhor tende a ser a observação. Até mesmo porque há uma grande "inimiga” dos meteoros: a Lua, que estará quase "Cheia”, e com sua forte luz acaba por ofuscar a visão dos meteoros. Mas, a partir das 4h, a Lua já estará mais baixa no horizonte, o que deve permitir uma melhor observação.

Publicidade


Para tentar observar a chuva de meteoros, não é necessário qualquer tipo de instrumento (como binóculo, telescópio, etc). É preciso apenas buscar um local o mais afastado das luzes possível para não ofuscar e dificultar a observação dos meteoros.


Para localizar a constelação de Aquário é fácil: por volta das 4h de terça, você verá uma "estrela” bem brilhante, quase no alto do céu. Na verdade, é o planeta Júpiter! A constelação de Aquário estará um pouco "abaixo” dele, na direção onde o Sol nasce.

Publicidade


A melhor forma de tentar observar os Eta Aquarídeos é ficar confortavelmente posicionado (uma cadeira de praia é uma excelente opção) e ficar olhando para o céu, com ênfase nessa região para o alto do firmamento.


Os meteoros cruzam o céu, sempre com uma beleza única, e esta chuva tem por característica deixar rastros mais persistentes no céu.

Publicidade


Mas uma observação: chuvas de meteoros são imprevisíveis. A média de até 40 meteoros por hora no máximo pode vir a ser, na realidade, um valor bem acima ou bem abaixo desses. Lembre-se da analogia de atravessarmos uma rua onde passou um caminhão derrubando terra: pode ser que o caminho esteja mais "limpo” (o que resultaria em poucos meteoros), ou pode ser que esteja bem sujo e, consequentemente, muitos meteoros.


Por via das dúvidas, faça sua lista de desejos! Já que a tradição diz que se pode fazer um pedido para cada estrela cadente, pode ser a sua chance de fazer vários!


Muito importante: nada de reunir os amigos para ver os Eta Aquarídeos. Cada um da sua casa, em segurança!


Quer saber mais sobre Astronomia? Entre para o grupo do Gedal no WhatsApp.


A imagem que ilustra essa postagem é de Jeff Berks, um super astrofotógrafo. Veja mais seu trabalho em https://www.jeffberkes.com/


Live sobre telescópios


Neste sábado (2), a partir das 15h, o Gedal promove uma live sobre telescópios no Facebook.


Ideal para você que não entende sobre o equipamento e está querendo comprar o seu primeiro, mas também para quem já tem um e quer saber mais sobre o tema.

Durante a live, haverá o lançamento de uma campanha promocional que sorteará uma camiseta oficial do Gedal e um kit da Nasa, com pôster, DVD e adesivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade