O vestibular de inverno da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) recebe inscrições até 9 de abril, por meio do site https://portaldocandidato.funtef.org/, com o pagamento da taxa de R$ 150 até dia 10 do mesmo mês.
Os candidatos podem concorrer a 4.219 vagas em 106 cursos em 13 campi do Paraná, com ingresso no 2º período letivo deste ano.
Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.
Leia mais:
Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Trabalho de casa e filhos afastam jovens negras do emprego e do estudo
É possível pedir isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, com o envio da folha resumo do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita.
Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de abril.
Os candidatos podem escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. No caso de não aprovação em nenhuma das duas, ficarão automaticamente inscrito na lista de espera e continuará concorrendo nas chamadas seguintes.
O edital prevê a participação de treineiros, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: