A taxa de abstenção na segunda fase do Vestibular 2024 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) fechou em 7,99%. Foram 565 candidatos que se ausentaram das provas, considerando os 7.075 candidatos aprovados na primeira fase. Segundo a Agência UEL, no domingo (26), primeiro dia da segunda fase do vestibular, foram 511 candidatos ausentes. Nesta segunda-feira (27), outros 54 não estiveram presentes. Os dados são da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). Conforme a UEL, o número representa uma desistência baixa. Em abril deste ano, quando foi realizado o último vestibular da universidade, a abstenção foi de 13,59%.
Os estudantes fizeram a prova de Conhecimentos Específicos nesta segunda-feira. A prova foi composta de 12 questões discursivas sobre três disciplinas elencadas pelos Colegiados de cada curso. A expectativa de respostas de cada prova será divulgada nesta terça-feira (28), a partir das 17h, no portal da Cops.
Terceiro dia de provas para candidatos de quatro cursos
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática
Candidatos que estão prestanto vestibular para Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Moda, farão a Prova de Habilidades Específicas nesta terça-feira (28). São 628 estudantes divididos da seguinte forma: 114 em Artes Visuais; 246 em Arquitetura e Urbanismo; 155 em Design Gráfico; e 113 em Design de Moda. As provas serão aplicadas nos períodos da manhã e da tarde no CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo) e no Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados). As atividades dos demais alunos nesses centos serão interrompidas durante toda a terça-feira para aplicação das provas.
De acordo com Sandra Garcia, responsável pela Cops, um levantamento recente demonstrou que os candidatos aprovam a prova do segundo dia da segunda fase. Embora as questões sejam discursivas, elas oferecem ao estudante a possibilidade de expressar o conhecimento acumulado durante todo o Ensino Médio, de forma que os vestibulandos afirmam que têm condições de acerto maiores.
Mudanças nas provas
Em entrevista neste domingo, Marta Favaro, confirmou que o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) deverá avaliar um novo modelo de provas do Vestibular, que, se aprovado, deverá ser implantado a partir do próximo concurso. Um Grupo de Trabalho fez uma avaliação do atual modelo – realizado em duas etapas – ouvindo professores e alunos do Ensino Médio, ouvindo professores e alunos do Ensino Médio, além de estudantes ingressantes da UEL nos anos 2019 e 2020. O objetivo é adequar o processo de seleção dos futuros universitários à realidade de candidatos e escolas. Desde 2012 a UEL utiliza o atual modelo. A reunião do CEPE está marcada para a próxima quinta (30), a partir das 14 horas, na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário.
Além do novo modelo de Vestibular, os conselheiros também deverão avaliar uma proposta elaborada pela Câmara de Graduação para ajuste do calendário acadêmico, atrasado em seis meses, atrasado em seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19. A proposta prevê que a partir de 2025 as atividades acadêmicas estejam alinhadas com o ano civil.
Cronograma
Passada a aplicação das provas, os candidatos devem se atentar aos próximos passos do Vestibular. No próximo dia 13 de dezembro, será publicado o gabarito definitivo da Prova de Língua e Literaturas (objetiva). O resultado será divulgado a partir das 17 horas, no site da Cops.
O resultado da 1ª convocação será publicado no dia 16 de janeiro, a partir das 12 horas. Neste mesmo dia será disponibilizada a consulta da relação dos classificados no Vestibular, bem como o boletim de desempenho dos candidatos na 1ª e 2ª fases.