Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rede Municipal

Alunos de Londrina são premiados na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

Redação Bonde com N.Com
15 set 2021 às 16:01
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dezesseis alunos da rede municipal de Londrina receberam suas medalhas de ouro e bronze, mais o prêmio do nível Diamante, conquistados na I Oimc (Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento), de 2020. A premiação foi entregue aos estudantes, na terça-feira, 14, pelo prefeito Marcelo Belinati e pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, no auditório da Prefeitura de Londrina.


A Olimpíada, realizada pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a Hope Cup International, reuniu 4.611 estudantes de quatro países, matriculados do 4º ano do Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. Eles foram divididos entre rede pública e privada; e o resultado foi anunciado em dezembro de 2021. Porém, por conta da pandemia, a solenidade de premiação foi adiada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos os 16 alunos do Município que participaram da Oimc também eram atendidos na Sala de Recursos para Altas Habilidade/Superdotação e coordenados pela professora Fabiane Chueire Cianca. Alguns deles já estão matriculados na rede estadual em turmas do 6° ano. Os demais, que permanecem nas escolas municipais, continuam sendo acompanhados pela Sala de Recursos com atividades e oficinas remotas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


O prefeito Marcelo Belinati parabenizou todos os professores, a equipe da SME (Secretaria Municipal de Educação) e os pais dos estudantes, que se destacaram na primeira edição da Olimpíada Internacional. “Os pais, mães e professores se sentem realizados e alegres com a vitória dos seus filhos e seus alunos. E parabenizo especialmente nossos estudantes. É um orgulho muito grande para Londrina saber que tantos alunos participaram desse evento internacional, foram premiados e estão levando nome da nossa cidade de forma tão positiva no país e no mundo”, comemorou.

Publicidade


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, reforçou os elogios aos alunos e suas famílias. “É uma honra trazer hoje aqui as crianças mais inteligentes de Londrina, e uma alegria ter vocês na história da rede municipal de educação. E não dá para contar a história de vocês sem falar dos pais e de toda família que estão sempre ali, apoiando e dando suporte. Vocês entraram na Olimpíada para conhecer, para saber como funcionava, e já conquistaram tudo isso. Espero que tenham muito sucesso e agradeço demais a participação de todos vocês”, disse.


Para participar da Oimc, os estudantes de Londrina foram divididos em duas equipes: Pequena Londres, que obteve o primeiro lugar e foi destaque entre todos os times do Grupo 1, atingindo o nível Diamante com prêmio extra; e Esquadrão da Inteligência, que conquistou o bronze.

Publicidade


Além das medalhas e do tablet pelo nível Diamante, as escolas ganharam um troféu, que foi entregue ao prefeito e à secretária municipal de Educação pelo capitão da equipe Pequena Londres, Davi Tofanelo de Moraes.


Segundo a coordenadora da Sala de Recursos/Altas Habilidades, Fabiane Chueire Cianca, atingir esse reconhecimento já na primeira participação é um privilégio e uma honra. “Essa é uma conquista muito grande, fruto do tempo que vocês, pais, investiram, e do empenho dos alunos. Esse é um prêmio que vocês merecem, como família, e fico muito feliz e agradecida pelo apoio que a Prefeitura nos ofereceu em todo esse processo”, afirmou.

Publicidade


Medalhista – Um dos alunos que compareceu no auditório da Prefeitura para receber sua premiação foi o Murilo Duarte Santos, que estudava na Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio e agora está matriculado no 5º ano da E.M. Prof° Doutor Carlos da Costa Branco.


Para ele, ter a oportunidade de participar da Sala de Recursos como um aluno de altas habilidades é uma experiência incrível, e a Oimc despertou ainda mais seu interesse por matemática. “Eu já gostava de matemática, e agora gosto ainda mais. Alguns exercícios foram um verdadeiro desafio, mas eu ajudava minha equipe e eles me ajudavam. Ao saber o resultado, pulei de alegria”, confessou.


Com a medalha de ouro e seu tablet, Murilo contou que estava ainda mais feliz porque fará aniversário daqui 10 dias, e considerou os prêmios como um “presente antecipado”. Questionado sobre o que pretende cursar após a escola, ele tinha as opções na ponta da língua. “Astronomia, engenharia, talvez ser um matemático ou um biólogo”, comentou.


A mãe de Murilo, Josimeire Giovana Duarte Dias dos Santos, é professora e, por trabalhar remotamente na época da Olimpíada Internacional, pôde acompanhar de perto o desempenho do filho no evento. “Foi um desafio para ele e para mim também. Tive que reservar um tempo para ajudar e orientar, ensinar alguns conteúdos que ele ainda não conhecia, mas com certeza foi muito gratificante e valeu a pena”, disse.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade