Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Colégio Helena Kolody

Ataque em Cambé mostra falta de limites no ambiente virtual

Pedro Marconi - Grupo Folha
05 jul 2023 às 09:49
- Caroline Knup/Especial para a Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quase três mil quilômetros separam Cambé (Região Metropolitana de Londrina) de Gravatá, cidade de 85 mil habitantes no interior de Pernambuco. Mas a distância territorial não impediu que dois jovens, moradores destes municípios, planejassem desde dezembro de 2021 – segundo a Polícia Civil - o ataque a tiros que terminou com a morte de um casal de estudantes no colégio estadual Professora Helena Kolody, no dia 19 de junho.


O assassino, de 21 anos, – que posteriormente foi encontrado morto da cadeia, numa suspeita de suicídio –, e o rapaz, de 18, apontado pela investigação como mentor intelectual, nunca se viram pessoalmente. No entanto, difundiram ao longo de meses discurso de ódio e criminoso nas redes sociais usadas pela maioria da população, nas novas plataformas, como o Discord, e também no submundo da internet, a deep web, sem que fossem percebidos ou advertidos antes da tragédia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Episódio que volta a expor o limite da liberdade de expressão e o quanto as big techs têm ou não responsabilidade por servir de palco para difusão deste tipo de conteúdo. “Todos têm direito à proteção da intimidade, privacidade e imagem. Mas quando cometemos um ato criminoso, essa proteção pode ser sobrepujada mediante processo judicial ou investigação, que autorize a quebra de sigilo para identificação dos autores ou produção de provas. Nenhuma liberdade dá direito ou garantia para que as pessoas cometam crimes na internet”, alerta o advogado Fernando Peres, especialista em direito virtual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Finalistas do prêmio

Quatro escolas públicas do Brasil são indicadas a 'Melhor Escola do Mundo'

Imagem de destaque
Prazo vai até o dia 14

Veja como fazer a inscrição para o Enem 2024

Imagem de destaque
Saiba mais

Ultraprocessados são associados a doenças cardíacas em estudo

Imagem de destaque
Empreendedorismo na Educação

Assaí vence premiação nacional Prefeitura Empreendedora


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Ataque em colégio de Cambé expõe a falta de limites no ambiente virtual
Atirador e mentor planejaram crime pelas redes sociais; especialistas cobram regulação e maior previsão de punições contra as plataformas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade