Amada por alguns e temida por muitos, a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tira o sono dos candidatos que buscam a tão sonhada vaga na universidade. É fato que a maioria dos estudantes fica ansioso para saber qual será o tema da redação a cada edição da prova. Mas se tem outra coisa que mexe com a cabeça das pessoas é o que usar como citação na hora de argumentar a famosa tese. Filósofos, historiadores e a Constituição Federal são os clássicos, mas séries, filmes e até mesmo as redes sociais podem ajudar a tirar aquela nota mil.
Laís Souza Sorace, professora de redação no Colégio Marista, em Londrina, explica que a prova do Enem exige uma redação dissertativa-argumentativa, ou seja, o aluno precisa apontar um problema, sustentar ele com argumentos e, então, sugerir uma possível forma de atenuar essa questão.
No dia da prova, quando o candidato abre a página da redação, a professora ressalta que a primeira coisa que o aluno precisa fazer é ler a frase-tema da redação, que aparece destacada em negrito. Na sequência, ele deve transformar a frase em uma pergunta, que vai gerar a tese - o problema - que o aluno vai defender durante o texto e "resolver" ao final.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Textos de apoio
Feito isso é que o candidato deve partir para a leitura dos textos de apoio. “Isso permite com que ele formule uma tese sem a influência dos textos de apoio. O Enem leva isso em consideração: se você atém a defesa do seu posicionamento ao texto de apoio, você vai ter um decréscimo na nota”, explica. Portanto, os textos de apoio podem ser utilizados para reunir informações para sustentar o posicionamento que ele já tomou em relação ao tema.
LEIA MAIS E ACESSE O CADERNO DE PROVAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA FOLHA DE LONDRINA.