O terceiro ano do ensino médio é um momento de tensão e de tomada de decisões na vida dos estudantes no que diz respeito a que profissão seguir. Por isso, conferir na prática as possibilidades e caminhos existentes pode ser uma forma de fazer com que a decisão seja mais fácil e natural. O campus de Londrina da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) vai promover nos dias 26, 27 e 28 de setembro uma feira de profissões para que estudantes da rede pública e privada conheçam a estrutura e os cursos de graduação ofertados pela instituição.
Responsável pela organização do evento, Silvia Midori Higa, professora do Departamento de Engenharia de Materiais da UTFPR Londrina, explica que a feira de profissões da universidade tem uma dinâmica diferente de outras feiras. Ela aponta que 850 alunos de escolas públicas e municipais de Londrina e região vão poder conhecer a estrutura e os sete cursos de graduação por meio de uma visita guiada.
“Ao chegarem, eles são recepcionados e então tem um tour que passa pelas sete estações dos cursos, que termina com uma atividade na quadra de esportes com a exposição de projetos aqui do campus”, detalha.
Leia mais:

Quase 80 professores de Londrina aprovados em concurso tomam posse

Mãe destaca desenvolvimento da filha com Down após projeto de natação da UEL

UEM anula fase de concurso para contratação de professor após irregularidades

UEL forma professores para educação infantil em 'tempos de travessia'
A quinta edição da feira de profissões vai acontecer nos dias 26, 27 e 28, mas as vagas já estão esgotadas, segundo a professora. “A visita guiada é uma forma de trazer os visitantes para dentro da universidade e de dar essa atenção para eles”, explica, acrescentando que a primeira edição neste formato foi no ano passado e que "teve uma recepção muito boa tanto por parte dos professores quanto dos alunos".
Para as próximas edições, a professora adianta que o objetivo é levar a UTFPR para dentro das escolas por meio de um ônibus itinerante.
Sobre a importância de promover atividades como essa, Higa pontua que nos últimos anos o Brasil vem enfrentando uma queda no número de estudantes que saem da escola e ingressam no ensino superior. “Apesar de já estar aqui há um bom tempo, a gente percebe que parte da população de Londrina e região não sabe que a UTFPR é uma universidade federal que oferta cursos na área da licenciatura, tecnologia e engenharia”, diz. Segundo ela, a feira de profissões é uma porta que se abre para a comunidade conhecer a universidade, assim como para falar sobre os cursos e as profissões.
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA E SAIBA MAIS DETALHES:

LEIA TAMBÉM:
