Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aulas no YouTube e Facebook!

Fiocruz lança oficinas virtuais sobre plantas medicinais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2021 às 14:35

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, povos indígenas e comunidades tradicionais, como quilombolas e quebradeiras de coco, encontram no YouTube, em acesso livre, a oportunidade de qualificar a sua produção de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias. Com o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, desde 2020, o projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais levou as oficinas de capacitação antes promovidas em campo para o ambiente virtual, em acesso aberto.


O primeiro ciclo de capacitações oferece quatro módulos: Boas Práticas de Cultivo e Manejo, Farmácias Vivas, Legislação Fitossanitária e Políticas Públicas e Acesso a Mercados Diferenciados. O segundo ciclo traz mais dois módulos: Produção de Plantas Medicinais em Sistemas Agroflorestais e Sistemas Agroflorestais na Prática. Todas as videoaulas têm intérprete da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para assistir, basta acessar o canal do ArticulaFito no YouTube (youtube.com/articulafito) ou entrar na página do projeto no Facebook e acessar as bibliotecas virtuais na aba Grupos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


”Democratizar o conhecimento e a informação é o melhor caminho para qualificar a base produtiva de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias. Por isso, as oficinas de capacitação do ArticulaFito estão disponíveis em acesso aberto no YouTube. O objetivo é adequar os empreendimentos que participam do projeto às boas práticas de cultivo e manejo e à legislação fitossanitária vigente, para que possam acessar com segurança os chamados mercados diferenciados, pautados em valores como a equidade de gênero, nos conhecimentos e saberes tradicionais, na conservação e no uso sustentável da biodiversidade brasileira”, conta a coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito, Joseane Carvalho Costa, que é pesquisadora da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

Leia mais:

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Decisão judicial

Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte


Sobre o projeto - Iniciativa conjunta da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais promove a qualificação de empreendimentos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares. A iniciativa constitui o maior mapeamento de espécies de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. Foram identificados 26 produtos oriundos de cadeias de valor nos biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado (regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). São produtos como chás, colírios, repelentes, hidratantes, azeites para uso na gastronomia, dentre outros, que têm como matéria-prima espécies vegetais da flora brasileira.

Publicidade


"Cadeias de valor são sistemas produtivos que utilizam de forma sustentável recursos da sociobiodiversidade e contribuem com a conservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a redução de desigualdades. Por terem agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais em suas bases produtivas, essas cadeias agregam valores étnicos, históricos, sociais, culturais e ambientais ao seus produtos”, explica Joseane.


Cadeias de Valor em Plantas Medicinais mapeadas pelo ArticulaFito:

Publicidade


Fitoterapia - extrato seco e chá medicinal de calêndula; extrato seco e chá medicinal de espinheira santa; chá medicinal de guaco; produtos tradicionais de capim cidreira; pó de carapiá; semente de umburana; chá de cavalinha; pílula artesanal de babosa; chá medicinal de hortelã; semente de sucupira; extrato de pilocarpina das folhas de jaborandi.


Cosméticos - vagem de fava d'anta; extrato de melão de São Caetano; extrato de arnica; cera de carnaúba; óleo e sabonete de copaíba; óleo de andiroba; óleo de pracaxi; repelente de andiroba; óleo e cosméticos de buriti; manteiga de tucumã e óleo do bicho do tucumã.

Publicidade


Alimentos - óleo de macaúba; óleo extravirgem e farinha de babaçu; amêndoas de castanha do Pará; jambu in natura e cachaça de jambu; bacuri in natura, polpa, semente e casca e manteiga de bacuri.


Serviço


Oficinas de Capacitação sobre Plantas Medicinais

youtube.com/articulafito


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo