Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Programa Empregatech

Inscrições abertas: 200 vagas para curso gratuito de TI em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jul 2022 às 15:05
- Vivian Honorato
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Programa Empregatech, da Prefeitura de Londrina, recebe inscrições, a partir desta quarta-feira (26), de jovens de 17 a 25 anos que queiram aprender sobre Tecnologia da Informação (TI). O curso disponibiliza 200 vagas gratuitas, oferecidas pela Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e o Senac. A abertura das inscrições foi anunciada na manhã da última terça-feira (26), quando o prefeito Marcelo Belinati e o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, assinaram o Termo de Colaboração que formaliza a contratação do Senac para a realização da iniciativa.


A entidade foi selecionada mediante um Edital de Chamamento Público, publicado em maio deste ano. Enquanto a Prefeitura investiu R$ 200 mil para a oferta de 100 vagas, como contrapartida, o Senac entra com mais 100, totalizando 200 bolsistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A capacitação será totalmente gratuita para o aluno, que aprenderá sobre Java, Javascript, HTML e CSS, além de computação básica e inglês. O objetivo é formar novos profissionais aptos a ingressarem no mercado de trabalho, por isso o conteúdo da formação foi definido com base nas necessidades apontadas por empresas de TI instaladas em Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Para se inscrever, basta atender aos critérios do Empregatech e preencher o formulário eletrônico, que pode ser acessado via QR Code publicado nas redes sociais do Senac e da Prefeitura de Londrina. Além de estar na faixa etária de 17 a 25 anos, é exigido o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano.

Publicidade

A expectativa é que os 200 alunos sejam distribuídos em oito turmas, divididas entre o período matutino e vespertino. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, totalizando 240 horas (20h/semana), nas unidades Senac do Centro e da Zona Norte.


A grade curricular contempla quatro disciplinas (Computação Básica, Inglês Instrumental, FrontEnd e BackEnd), com conteúdos que incluem estrutura e manipulação de dados, estruturas básicas da língua inglesa, lógica da programação, análise de sistemas, segurança da informação, entre outros tópicos. O material didático virtual será repassado aos alunos pelo professor de cada módulo. Ao final da formação, os participantes que cumprirem a carga horária estarão certificados com “Formação em Java”.

Publicidade


O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que a área de TI em Londrina representa 10% do PIB da cidade e se tornou o novo ciclo do café, pois o município já é referência nacional e internacional na área de tecnologia, que é o futuro do país e do mundo. “É uma área que remunera bem, com média salarial, nas maiores empresas da cidade, de mais de R$ 5 mil. Hoje, há milhares de vagas remanescentes nesta área em Londrina e o que estas  empresas precisam é justamente de qualificação dos profissionais para ocupar estas funções, por isso a importância do Empregatech. Agora disponibilizamos 200 vagas, mas em breve vamos lançar o próximo curso, junto com entidades e instituições, para que possamos qualificar os nossos jovens, a fim de que eles possam ocupar estas oportunidade de emprego na cidade”, enfatizou.


O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, disse que a expectativa é que os jovens que participarem da formação saiam empregados. “O curso foi formatado com o Ecossistema de Inovação de Londrina, com entidades e com as necessidades das empresas, para que elas possam contratar estes profissionais após a formação. Temos empresas reconhecidas no cenário mundial, nesta área, se instalando em Londrina, e muitas vagas abertas, por isso precisamos, cada vez mais, capacitar as pessoas para que elas possam ocupar estas vagas”, expôs.

Publicidade


O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, explicou que há uma grande falta de mão de obra capacitada na área de Tecnologia da Informação e disse que isso ocorre não só no Brasil, mas em vários outros países. “Mapeamos em Londrina, aproximadamente, 3 mil vagas abertas na área de TI no geral, não só em desenvolvimento. O Empregatech foi criado pela Codel, que se reuniu com os sindicatos patronais e o Arranjo Produtivo Local, para construímos um curso de capacitação personalizado, para suprir as vagas abertas na cidade”, citou.


Moreira acrescentou que o curso do Empregatech inclui atividades práticas e teóricas, com visitas técnicas às empresas de TI presentes em Londrina. “O objetivo é que as empresas se relacionem constantemente com os alunos. Trata-se de um curso inédito no Brasil, moldado em parceria com o setor e para as vagas em aberto na cidade. Ainda não encontramos nada parecido, com esse foco direto em empregabilidade”, ressaltou.


A gerente executiva do Senac, Amanda Marconi, explicou que o curso vai preparar os alunos na área de programação, com linguagem específica solicitada pelas empresas, e inglês. “A capacitação terá duração de cerca de seis meses e é voltada para iniciantes, porque o Empregatech visa que aquela pessoa que tem interesse ou afinidade na área de tecnologia, mas ainda não sabe nada, possa se capacitar. É muito importante que as instituições formadoras dialoguem com as empresas, para entregar aquilo que o mercado esteja desejando, e essa é a nossa proposta”, afirmou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade