Há oportunidades para 114 cursos de graduação em 13 cidades do Paraná
Estão abertas, até 25 de janeiro, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com a oferta de 1.710 vagas em 114 cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do Portal de Acesso Único do Governo Federal.
Metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas. A novidade desta edição é que houve uma atualização da Lei de Cotas. Com isso, passam a existir cotas para quilombolas, além de categorias já existentes para pretos, pardos, indígenas (PPI) ou pessoas com deficiência.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Também há a modalidade para candidatos com renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo, que devem comprovar a renda com o envio da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O documento pode ser obtido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal.
Outra mudança no Sisu foi a forma de classificação. Primeiro, todos os candidatos concorrem às vagas de ampla concorrência. Depois, somente nos casos quando não alcançarem as notas nesta modalidade, os candidatos inscritos passam a disputar por cotas.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, também Portal Único de Acesso. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
A UTFPR
A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em todas as regiões do Paraná com campus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Além de ter uma oferta 100% gratuita, a Universidade também conta com programas e políticas de auxílio aos seus estudantes, através de editais de seleção para conceder apoios e bolsas, além de oportunidades para o desenvolvimento da carreira.