Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

No Paraná, UTFPR lidera ranking nacional de empreendedorismo

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
22 nov 2023 às 06:39
- Decom/UTFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) assumiu a 13ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023, da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. O ranking leva em conta todo o ecossistema que permite o desenvolvimento de ações voltadas ao empreendedorismo dentro das 108 instituições de ensino superior que participaram das pesquisas. Além da UTFPR, outras seis universidades paranaenses estão no ranking.


Marcos Massaki Imamura, diretor de relações empresariais e comunitárias do campus de Londrina da UTFPR, explica que o ranqueamento é feito através da coleta de dados de todas as instituições participantes que respondem questionários disponibilizados aos alunos e à equipe pedagógica. A pesquisa leva em conta diversos aspectos das instituições, como infraestrutura, extensão, inovação, cultura empreendedora, capital financeiro e internacionalização. Primeira na lista entre as paranaenses, a UTFPR assumiu o 13° lugar em 2023, galgando 16 posições se comparado à primeira edição do ranking, em 2016.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da UTFPR, o Paraná também aparece representado nas seguintes posições no Ranking de Universidades Empreendedoras, que é realizada a cada dois anos: UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 24°; Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) em 31°; UEM (Universidade Estadual de Maringá) em 48°; UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa em 62°; e UP (Universidade Positivo) em 70°.

Leia mais:

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro

Imagem de destaque
Confira!

Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora

Imagem de destaque
Confira

Estudo mostra que Viagra pode estar associado à redução de casos de Alzheimer


Como impulsionadores do resultado positivo no ranking, o diretor cita como exemplo o Programa de Empreendedorismo e Inovação, que envolve incubação de empresas e apoio para empresas juniores. “Dentro do Paraná, são 142 empresas juniores e, desse total, quase 35% é só da UTFPR, então ela tem um peso bem grande de apoio ao empreendedorismo”, detalha. Além disso, ele acrescenta que estão sendo desenvolvidos projetos para a criação de parques tecnológicos em vários campi.


Segundo Imamura, há pouco mais de um ano e meio 10% da carga horária de todos os alunos deve ser destinada a projetos de extensão. “São cursos de 4.000 horas, então o aluno vai ter que fazer 400 horas de extensão, que é uma atividade que vai impactar na sociedade”, destaca. Além disso, ele pontua que a instituição tem um programa de internacionalização com universidades de fora do Brasil. “O aluno pode fazer parte da graduação no Brasil e ir para o exterior, como Portugal, França e Alemanha, que são os principais pontos de internacionalização, onde o aluno termina a graduação lá, valida a graduação aqui e recebe a dupla certificação”, ressalta.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA. 


Imagem
No Paraná, UTFPR lidera ranking de empreendedorismo
A UTFPR assumiu a 13ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023, da Confederação Brasileira de Empresas Juniores
Imagem
ILS começa a funcionar em dezembro no aeroporto de Maringá, diz prefeitura
O aeroporto de Maringá (Noroeste) começa a operar, a partir de 28 de dezembro de 2023, o ILS
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade