Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Pandemia: como estão as crianças com autismo nas aulas remotas?

Débora Mantovani - Estagiária*
02 abr 2021 às 11:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A empresária Gabrielle Hisnauer, mãe do Bernardo, que está no espectro do autismo, conta que as mudanças trazidas ao ensino durante a pandemia de Covid-19 não têm sido simples. "Bernardo tem dificuldades com a quebra de rotina, foi muito difícil fazê-lo adaptar-se", relata. A dona de casa Vanilsa Waltmann, mãe do Matheus, que está no espectro, destaca que, mesmo com os esforços dos professores, o filho sente falta principalmente do convívio com os colegas. "Ele recebeu o material adaptado às suas necessidades, e todos os dias, a professora fala com ele, através de chamadas de vídeo, tendo uma relação de muita proximidade, mesmo à distância”, diz. "Porém, a socialização foi afetada”, pontua.


Márcia, que pediu para não ter seu nome verdadeiro identificado, e que também tem um filho com autismo, conta que o filho se adaptou bem às mudanças, e entende bem a necessidade do isolamento. No entanto, reconhece que essa não é a realidade de todas as crianças que estão no espectro. "Compreendo que há casos em que a família efetivamente necessita de apoio externo e, nessa circunstância, o ensino remoto pode não alcançar os objetivos pretendidos e desejados por todos os envolvidos”, conclui.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela dá dicas para os pais de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Austista) que estejam tendo muitas dificuldades com o ensino remoto ou híbrido. "Aproveite o tempo e proximidade para dar atenção tanto às necessidades de afeto (amor e carinho) quanto às escolares”, recomenda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


O psicólogo Pedro Costa acrescenta que é indispensável que os pais se envolvam com as tarefas escolares. "Enriqueça o ambiente para favorecer o engajamento nas atividades”, sugere. Ele destaca a importância de que os pais tentem não demonstrar muita ansiedade na frente dos filhos com TEA. "Evite a exposição da criança a eventos que podem causar estresse, como por exemplo noticiários, idas a mercados ou lugares que estão mais restritos”, alerta.


A professora Francielle Zambon salienta, principalmente, que os pais tentem manter ao máximo a paciência. "A criança com autismo precisa de uma rotina, nós sabemos disso, para a sua segurança”, afirma. "É bom que a criança estude sempre no mesmo horário, que ela tenha aquele ritual, se é a mesa, se é no seu quarto, se é na sala, é necessário manter uma organização para que ela sinta essa estabilidade”, indica. "Mas é óbvio que ela também se cansa, que tem dias em que está mais motivada e outros em que está menos. É importante que o adulto perceba e faça pausas, sugira outra atividade por um tempo”, aconselha. "Acho que a palavra chave e principal dica para os pais é: Paciência.”

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade