Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Walkiria Vieira - Grupo Folha de Londrina
19 mar 2024 às 19:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Programa Vencer, lançado recentemente pela Prefeitura de Londrina, iniciou oficialmente suas atividades em 2024, levando projetos esportivos e culturais para escolas e CMEIs (Centros Municipais de Ensino).


Nesta edição, o Folha Cidadania destaca os projetos artísticos-culturais que já integram as atividades das escolas da rede municipal de ensino e seguem durante todo o ano letivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O interesse dos pais e alunos, as primeiras experiências do semestre e as expectativas sobre a bagagem em formação são prova da importância do investimento em educação. Musicalização, canto coral, balé, teatro, circo e contação de história chegam em forma de novidade para incrementar a educação dos alunos.

Leia mais:

Imagem de destaque
2x São Paulo

Área queimada no pantanal em 2024 já é 54% maior do que em ano de destruição recorde

Imagem de destaque
Saiba mais

Estudo atesta eficácia de tratamento mais barato para AVC pelo SUS

Imagem de destaque
Prata

Estudantes londrinenses são premiados em Olimpíada de Tecnologia

Imagem de destaque
Alerta de fraude

Faculdade confirma que ex-BBB Matteus Amaral burlou sistema de cotas ao se declarar preto


Na Escola Municipal Nara Manella, localizada no Conjunto Semiramis, região norte, os alunos foram contemplados com aulas de teatro e circo da ALC (Associação Londrinense de Circo).

Publicidade


Uma das coordenadoras pedagógicas do 3º, 4º e 5º ano é Vanessa Juliane Felde e ela conta que a procura foi tão grande que há uma fila de espera. "A parceria oferece a oficina de teatro e circo como uma extensão da jornada escolar e notamos o reflexo no aprendizado dos conteúdos", afirma.


Durante a oficina, a professora observa a relação de convivência. "Desenvolvem mais ainda o falar, o ouvir e o respeito. como as turmas são mistas e com alunos de diferentes idades, o cuidado entre eles fica evidente", relata a coordenadora.

Publicidade


Cores em movimento


A coordenadora pedagógica do CMEI Nissia Rocha Cabral, Kássia Faria dos Santos Meterica explica que os projetos culturais estão presentes na rotina dos 184 alunos da unidade que fica no conjunto Cafezal I, zona Sul de Londrina.

Publicidade


Entre as atividades propostas e de interesse das crianças, o projeto sobre cores e texturas provoca surpresas. "Diante da descoberta de que misturar uma cor a outra faz uma terceira é algo que provoca fascínio".


O campo da arte é muito abrangente. São alunos curiosos, interessados e, além das atividades que respeitam a faixa etária, fomos contemplados pela Secretaria com dois projetos: o de contação de história e o de música", diz a coordenadora.

Publicidade


De seu ponto de vista, as ações culturais e artísticas enriquecem o aprendizado e a formação. "Na contação, eles treinam a observação, a audição e tem a chance de interpretar.


Na musicalização, aprendem e também ensinam o que sabem aos colegas e em todas essas atividades existe interação, oportunidade de se manifestar em público e de se expressar corporalmente e de ampliar a socialização", destaca.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Programa Vencer leva mais arte e cultura às escolas
Dança, teatro e circo se somam às atividades da rotina escolar e enriquecem formação de alunos da rede municipal
Imagem
Prefeitura de Londrina abre teste seletivo para contratação temporária de professores
Já estão abertas as inscrições para o teste seletivo da Prefeitura de Londrina, destinado à contratação, temporária, de profissionais nos cargos de professor de Educação Básica e professor de Educação Física. A aplicação da prova objetiva.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade