Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça a iniciativa!

Projeto de Extensão da UEL apoia pequenos negócios de mulheres de Londrina e região

Redação Bonde com Agência UEL
20 jul 2021 às 15:03
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professoras e estudantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina) iniciaram neste mês de julho o Projeto de Extensão Mulheres Fazem, Mulheres Vendem. A iniciativa tem o objetivo de difundir pequenos negócios organizados por empresárias e empreendedoras de Londrina e região, melhorando a comercialização e, consequentemente, a renda familiar afetada pela pandemia. O projeto começa com a divulgação destes pequenos negócios em um site e redes sociais onde é possível conhecer parte da produção das empresárias (acesse aqui).


Segundo a professora Silvana Mariano, do Departamento de Ciências Sociais do Cesa (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) da Universidade, uma das coordenadoras do projeto de extensão, a iniciativa começa atendendo a nove negócios, pertencentes a um grupo de 13 mulheres. Ela descreve que entre os empreendimentos estão produção de roupas e enxoval infantil, artesanato, decoração e produtos de beleza. A sondagem realizada pelo grupo apontou que existe um alto volume de empreendimentos feitos por mulheres na área de cosmética e beleza e ainda no artesanato e alimentação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora explica que o projeto surge como um apoio a essas mulheres na realização de suas atividades para geração de renda ou complemento da renda familiar. A proposta busca dar visibilidade para estes pequenos negócios, incentivando novos consumidores a priorizarem ou fazer uso destes produtos e serviços.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Em uma segunda fase, explica a professora, as integrantes do projeto pretendem organizar oficinas e treinamentos para que as empresárias possam aprender técnicas e ferramentas de mídia social. O projeto conta com professores e estudantes de Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Saúde Coletiva. Também apoiam a iniciativa representantes do poder público como o Centro de Economia Solidária, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e as Secretarias de Política para as Mulheres e de Assistência Social de Londrina.

Publicidade


Renda complementar - A artesão Marcia Fidelis é uma das empreendedoras beneficiadas pela proposta. Há 13 anos ela fabrica em casa enxovais para bebês, mantas, cobertores, babadores e demais produtos personalizados. Márcia explica que antes da pandemia era possível faturar cerca de um salário mínimo/mês, renda que ficou bastante comprometida desde o início do isolamento social, em março de 2020.


Segundo ela, o cenário antes da pandemia permitia que os artesãos participassem de feiras e exposições de produtos do gênero. Com a necessidade do isolamento social, estas oportunidades de eventos foram adiadas, prejudicando vendas e a renda. "Hoje eu vivo de encomenda de mantas, cobertores, são produtos bordados a mão, de forma personalizada”, explica ela. A expectativa é de que o apoio do projeto Mulheres Fazem, Mulheres Vendem possa ajudar a recuperar ao clientes, a partir da projeção do trabalho para um público maior.

Acesse as mídias do projeto – Mulheres Fazem Mulheres Vendem ou o site da iniciativa – Aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade