Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Região de Londrina

'Que a gente não seja exceção': calouras de Medicina de Tamarana querem inspirar conterrâneos

Lucas Marcondes - Grupo Folha de Londrina
14 mai 2023 às 12:39
- Lucas Marcondes/Grupo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ainda convivendo com dias turbulentos devido ao clima de apreensão por conta dos ataques em escolas registrados entre o fim de março e o início de abril, o Cemca (Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara), em Tamarana, na Região Metropolitana de Londrina, encontra na lista de aprovados do curso mais concorrido do vestibular o respaldo necessário para sacodir a poeira e espalhar motivação entre a comunidade escolar.


A boa notícia vem de três alunas que deixaram a instituição há pouco tempo. Bruna Santos de Campos e Paola Giordana Gregório conquistaram vaga em Medicina no vestibular 2023 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Além delas, Ana Júlia Gomes obteve uma cadeira na mesma graduação, mas fará as malas para Toledo (Oeste), onde vai estudar no campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A FOLHA conversou com Gomes e Gregório no sábado (13).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando deu o pontapé nos estudos, a agora caloura de 19 anos – classificada na mais recente chamada da federal –, chegou a conciliar a jornada com idas à unidade de Londrina da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná). “Eu ficava com as vendas e meu pai carregava as verduras”, contou ela, que mora com a família no Bairros dos Moreira, área rural de Tamarana.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Segunda a futura médica, um câncer enfrentado pela hoje falecida avó materna Maria José Brasilino Gomes trouxe a rotina hospitalar para dentro da família – e, com isso, o encanto pela profissão de quem cuidava da progenitora. “Convivi bastante com ela no HU [Hospital Universitário, de Londrina] e percebi que aquilo era o que eu queria para a vida. Eu adorava aquele universo.”

Publicidade


As recém-aprovadas tiveram em conteúdos virtuais como aulas e apostilas para vestibulandos o acréscimo necessário para perseguir a meta da faculdade. Elas, no entanto, fizeram questão de salientar o papel desempenhado pelos educadores das escolas que frequentaram, em especial por professores de biologia.


“Eu odiava biologia, e ele me fez amar. Ter professores que te mostram que é possível faz muita diferença”, contou Gomes. “Eu soube aproveitar bem a escola pública. Fui medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática [das Escolas Públicas – Obmep], isso me incentivou bastante”, relatou Gregório, 20, que ainda estudou em unidades públicas de ensino de Paiquerê e Lerroville, distritos de Londrina.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA DO REPÓRTER LUCAS MARCONDES NA FOLHA:

Imagem
Calouras de Medicina de Tamarana querem inspirar conterrâneos
Dupla da rede pública destaca papel de pais e professores para conquistar vagas na UEL e UFPR: “Que a gente não seja exceção”

LEIA TAMBÉM:

Imagem
Com professores voluntários, cursinho comunitário aprova 80% dos estudantes em Londrina
O cursinho comunitário pré-vestibular PPU (Passo a Passo para a Universidade), que conta com 26 voluntários - entre eles todos os professores -, aprovou 80% dos seus estudantes matriculados em universidades
Imagem
Alunos da periferia de Londrina são aprovados em Vestibular da UEL e professores comemoram
Dois alunos do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig, localizado na região norte de Londrina, foram aprovados no Vestibular da UEL, que teve o resultado divulgado na última quinta-feira (4).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade