O Governo do Paraná vai ofertar cursos técnicos gratuitos aos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino. Os estudantes poderão escolher entre 13 novas qualificações, permitindo que após a conclusão do ensino médio regular saiam com uma certificação profissional também.
A iniciativa é uma parceria da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação) e do Senai Paraná (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que foi formalizada em dezembro de 2023.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Serão ofertados cursos técnicos em produção de alimentos, automação industrial, biotecnologia, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas industriais, mecânica, mecatrônica, logística, química e vestuário.
As aulas teóricas acontecerão normalmente nas escolas da rede estadual, já as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai. Para isso, os estudantes terão transporte gratuito fornecido pelo Senai.
Com quase 2.500 vagas disponíveis, as matrículas para os cursos já começaram e se estenderão até 31 de janeiro nas escolas estaduais que contam a parceria em Curitiba, Toledo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Arapongas, Ampére, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Paranavaí, Pato Branco, São José dos Pinhais, Campo Largo, São Mateus do Sul, Paranaguá, Irati, Pinhais, Telêmaco Borba, Apucarana, Marechal Cândido Rondon e Rio Negro. O contrato prevê a formatura de 66 turmas iniciando em fevereiro de 2024.
Os alunos interessados devem consultar a escola onde cursam o ensino médio e verificar se a unidade é abrangida pela parceria. Os cursos técnicos terão duração de três anos (período correspondente ao tempo do ensino médio) e serão ministrados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.
“Essa parceria representa uma extensão e ampliação significativas das ofertas pelo Governo do Estado de ensino profissionalizante. Ela vai complementar os 44 cursos já oferecidos pela rede estadual, que atualmente conta com mais de 77 mil alunos matriculados”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. Ele explica que os professores da rede assumem o encargo de ministrar as aulas de formação geral básica e a parte teórica dos cursos técnicos.
O Senai Paraná contribuirá com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos, para enriquecer a experiência prática dos estudantes durante os cursos técnicos integrados ao ensino médio. “Além disso, a entidade também fornecerá alimentação aos estudantes durante os cursos", destaca o secretário. Ao todo, somando as cargas horárias de ensino médio e curso técnico, serão 3 mil horas/aula de formação.