A UEL vai ampliar em 38% o número de vagas do Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) que passará a atender este ano 622 estudantes, contra 450 em 2018. O aumento foi autorizado pelo reitor Sérgio Carvalho nesta quinta-feira (28), um dia antes da divulgação final do edital do processo de seleção, que este ano registrou procura consideravelmente maior em relação a 2018. Este ano mais de mil estudantes fizeram a prova de Conhecimento Gerais, de caráter classificatório, no último dia 24 de março. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (29), às 17 horas, na página do CEPV (https://www.cursinhodauel.net/). Já a matrícula dos classificados será no próximo dia 5 de abril, das 13 às 21 horas, na Secretaria do CEPV/UEL, no Campus Universitário.
As aulas terão início a partir do próximo dia 8 de abril, em novo local, no Anfiteatro do PDE, no Campus Universitário, para dar conta da demanda maior de estudantes. Serão 379 alunos no período noturno e outros 243 no vespertino. Segundo o reitor Sérgio Carvalho, o cursinho pré-vestibular representa um acolhimento fundamental para o estudante interessado em galgar uma carreira de nível superior e não tem condições de pagar por um ensino preparatório particular.
O CEPV da UEL foi criado em 1996, como um serviço prestado à comunidade de Londrina e região, ligado academicamente à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade. A equipe de professores é composta por estudantes da própria UEL, que recebem uma bolsa para desenvolver o trabalho. A história demonstra os bons resultados desta iniciativa com milhares de aprovações de alunos, que conseguiram atingir o objetivo de entrar e concluir o ensino superior.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
No último vestibular, dos 280 estudantes que prestaram na UEL, 113 conseguiram êxito de serem aprovados até a terceira chamada. Além da qualidade das aulas, o bom resultado pode ser creditado à carga horária de 25 horas semanais, além do material didático próprio, composto por três apostilas de 550 páginas cada, que trazem o conteúdo das 15 disciplinas de Ensino Médio exigidas no Vestibular da UEL.
Segundo a diretora do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, o perfil do estudante do curso pré-vestibular da UEL é diferente do aluno das escolas privadas. Para ter direito à preparação, o candidato passa por análise sócio econômica e posteriormente por prova escrita. Na avaliação de Rita, mais que preparar o aluno para entrar na Universidade, as aulas solidificam o conhecimento aprimorando conceitos e o conteúdo do ensino Médio.
De acordo com Rita este ano o cursinho registrou grande aumento na procura pelos formulários, que saltaram de cerca de mil para 2750 em relação a 2018. Para a Pró-reitora de Extensão, professora Mara Solange Delarozza, esta procura maior é consequência direta do impacto financeiro sobre o orçamento das famílias, daí a necessidade da UEL dar uma resposta com a ampliação de vagas. "É um esforço para possibilitar ao jovem ascender para o nível de ensino superior, além de proporcionar uma base sólida para a entrada na Universidade", afirmou a Pró-reitora.
Ações de permanência – enquanto o cursinho representa uma ação direcionada ao estudante do Ensino Médio, a UEL procura manter uma série de ações direcionadas à permanência estudantil, apoiando diretamente o universitário. Estão inseridas nestas iniciativas a Moradia Estudantil (80 vagas), Bolsa Permanência, totalizando 100 bolsas no valor de R$ 300,00, Refeição com subsídio no Restaurante Universitário e Empréstimo de Instrumentais Odontológicos, específico para estudantes do curso de Odontologia.
Para ter acesso a um destes benefícios, o estudante precisa participar do Processo de Seleção Socioeconômica para Programas de Permanência Estudantil. A seleção é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da UEL.
Somente este ano 1075 fizeram a inscrição para participar do processo de análise sócio econômica. O edital final, com os nomes dos contemplados, será divulgado no próximo dia 26 de abril. A avaliação é feita por meio de entrevista, observando a condição financeira da família e as despesas com tarifas públicas