Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe!

UEL inicia inscrições para vestibular 2024 em Londrina e mais quatro cidades do Paraná

Redação Bonde com Agência UEL
24 jul 2023 às 09:49
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre nesta segunda-feira (24) as inscrições para o vestibular 2024. O  período para se candidatar é até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). São ofertadas 3.100 vagas, das quais 2.500 por meio do vestibular e outras 600 via Sisu (Sistema de Seleção Unificado). O valor é R$ 176,00.


De acordo com a UEL, é necessário preencher a ficha de inscrição em que se seleciona curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e a opção de prestar o processo pelo sistema universal ou de cotas. Ainda é possível escolher se a 1ª fase em será feita em Londrina ou em uma das outras quatro cidades paranaenses. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste ano, o concurso volta a ocorrer nos meses finais do ano, seguindo decisão do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). As provas serão nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). Antes das provas regulares, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a PHE (Prova de Habilidades Específicas) destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música. Assim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser em Londrina e em Curitiba, Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro) e Umuarama (Noroeste).

Leia mais:

Imagem de destaque
AULAS GRATUITAS

EJA: CCI Leste está com inscrições abertas para idosos acima de 60 anos em Londrina

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro

Imagem de destaque
Confira!

Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora


Conforme a coordenadora de Processos Seletivos, Sandra Garcia, a expectativa é repetir o ocorrido em 2023, quando 20.858 estudantes se inscreveram para o vestibular. Para a coordenadora, a descentralização das provas deve incentivar um volume maior de interessados, que poderão contar com mais facilidade para fazer a 1ª fase.

Publicidade


Garcia pontua que o retorno do concurso nos meses finais do ano visa atender a demandas dos estudantes, que preferem uma data consolidada para as provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de Ensino Superior. A concentração facilita para o candidato que está se preparando devido à proximidade da conclusão do ano letivo e do Ensino Médio. “No último vestibular de 2023, realizado em março e abril passado, muitos candidatos não compareceram pois já tinham sido aprovados em outras instituições”, explica.


A respeito do calendário acadêmico da UEL, a coordenadora recorda que o ano letivo 2024 da UEL será de agosto deste ano a meados de 2025, afetado pelo impacto da pandemia de Covid-19. A universidade, por meio do gabinete da reitoria e da Prograd (pró-reitoria de Graduação), está trabalhando para reduzir essa diferença e conciliar o cronograma de atividades da UEL com o calendário civil. “Entendemos que o estudante deve focar entrar em uma universidade de qualidade, com uma oportunidade de formação profissional que abrirá novas perspectivas,” diz Garcia.

Publicidade


Imagem
Paraná abre inscrições para 17 cursos gratuitos de capacitação em Turismo
Já estão abertas as inscrições para as 4 mil vagas gratuitas de cursos profissionalizantes em Turismo, ofertadas por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Turismo do Paraná, a Fecomércio-PR e o Senac-PR.


Prova


Na 1ª fase (29 de outubro), os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Publicidade


Já a 2ª fase do processo seletivo inicia no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. 


No dia 27 de novembro, é a vez da prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, a de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.


A 1ª convocação deve ser divulgada em 16 de janeiro de 2024.


Imagem
UEM abre processo seletivo para jornalistas com salário de 7,6 mil
A UEM (Universidade Estadual de Maringá) abriu, nesta quarta-feira (19), duas vagas em processo seletivo para o cargo de jornalista na instituição de ensino. O salário oferecido é R$ 3.574,57, com 40 horas de trabalho semanal.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade