A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre nesta segunda-feira (24) as inscrições para o vestibular 2024. O período para se candidatar é até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). São ofertadas 3.100 vagas, das quais 2.500 por meio do vestibular e outras 600 via Sisu (Sistema de Seleção Unificado). O valor é R$ 176,00.
De acordo com a UEL, é necessário preencher a ficha de inscrição em que se seleciona curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e a opção de prestar o processo pelo sistema universal ou de cotas. Ainda é possível escolher se a 1ª fase em será feita em Londrina ou em uma das outras quatro cidades paranaenses.
Neste ano, o concurso volta a ocorrer nos meses finais do ano, seguindo decisão do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). As provas serão nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). Antes das provas regulares, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a PHE (Prova de Habilidades Específicas) destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música. Assim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser em Londrina e em Curitiba, Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro) e Umuarama (Noroeste).
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Conforme a coordenadora de Processos Seletivos, Sandra Garcia, a expectativa é repetir o ocorrido em 2023, quando 20.858 estudantes se inscreveram para o vestibular. Para a coordenadora, a descentralização das provas deve incentivar um volume maior de interessados, que poderão contar com mais facilidade para fazer a 1ª fase.
Garcia pontua que o retorno do concurso nos meses finais do ano visa atender a demandas dos estudantes, que preferem uma data consolidada para as provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de Ensino Superior. A concentração facilita para o candidato que está se preparando devido à proximidade da conclusão do ano letivo e do Ensino Médio. “No último vestibular de 2023, realizado em março e abril passado, muitos candidatos não compareceram pois já tinham sido aprovados em outras instituições”, explica.
A respeito do calendário acadêmico da UEL, a coordenadora recorda que o ano letivo 2024 da UEL será de agosto deste ano a meados de 2025, afetado pelo impacto da pandemia de Covid-19. A universidade, por meio do gabinete da reitoria e da Prograd (pró-reitoria de Graduação), está trabalhando para reduzir essa diferença e conciliar o cronograma de atividades da UEL com o calendário civil. “Entendemos que o estudante deve focar entrar em uma universidade de qualidade, com uma oportunidade de formação profissional que abrirá novas perspectivas,” diz Garcia.
Prova
Na 1ª fase (29 de outubro), os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
Já a 2ª fase do processo seletivo inicia no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.
No dia 27 de novembro, é a vez da prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, a de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.
A 1ª convocação deve ser divulgada em 16 de janeiro de 2024.