De acordo com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), 853 pessoas, ou 12,60% dos 6.772 candidatos, não compareceram ao primeiro dia da segunda fase do vestibular 2023, que foi neste domingo (2). O índice foi considerado dentro dos parâmetros dos concursos de duas fases.
Nesta tarde, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa (20 questões), Língua Estrangeira (10 questões objetivas) e Redação. A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL vai divulgar, às 21h, o gabarito provisório dessas questões.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Para a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, foi um balanço positivo, já que o primeiro dia registrou poucos atrasos de postulantes a uma vaga na instituição. A respeito da abstenção acima de 12%, a coordenadora pontuou que o dado reflete o fato da UEL ser a última universidade a realizar o Vestibular, inclusive posteriormente ao resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Redação
Foram duas propostas de redações dos candidatos. Um texto dissertativo-argumentativo de 16 a 20 linhas, sobre inteligência artificial, a partir de um conteúdo divulgado no portal Seja Relevante, da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais. Havia ainda uma charge que mostrava um trabalhador e um robô, ambos desempregados pelo desenvolvimento tecnológico.
A segunda era a produção de um texto de cinco a oito linhas a partir de uma tirinha onde se via estudantes em uma sala de aula rindo de um colega careca. Em seguida, o professor aparecia com o cabelo e barba raspadas, semelhante à vítima de bullying, à frente de uma sala surpresa. Conforme a coordenadora da Cops, essa produção solicitava uma análise opinativa sobre temas como bullying e empatia.
Na segunda-feira (3), ocorre a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, com 12 questões. Na terça (4) ,será a vez da Prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.
Nesta fase, são utilizadas 231 salas, nos oito Centros de Estudos, no Campus da UEL – CCA, CCB, CCE, CLCH, CTU, Ceca, Cesa e Cefe. As provas ainda serão aplicadas na PEL I, II e III; Casa de Custódia, Creslon, Cadeia Feminina e no Patronato Penitenciário para 111 candidatos apenados aprovados na 1ª fase.
Em 2023, são 3.100 vagas, das quais 2.541 via vestibular e outras 559 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado). A universidade vai divulgar o resultado do vestibular (1ª convocação) no dia 4 de maio, às 12h. A pré-matrícula dos novos alunos será de 4 a 14 de maio, no portal do estudante. Os aprovados deverão iniciar as aulas do ano letivo 2023 no dia 17 de julho.
Aulas suspensas
Devido à 2ª fase do vestibular 2023, a UEL suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas nos Centros de Estudos. A determinação está amparada nos atos executivos 010/2023 e 017/2023, que estabelecem os horários das atividades durante o período de aplicação das provas. Portanto, o RU (Restaurante Universitário) não terá atendimento nesta segunda-feira (3).