A UEM (Universidade Estadual de Maringá) abriu, nesta quarta-feira (16), as inscrições para o primeiro Vestibular para PcDs (Pessoas com Deficiência). Estão sendo ofertadas 189 vagas suplementares nos mais de 70 cursos da instituição, para ingresso no ano letivo de 2022.
As inscrições seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, no site www.vestibular.uem.br. A taxa é de R$ 167,00.
Segundo a coordenadora-geral da CVU (Comissão do Vestibular Unificado), Maria Raquel Marçal Natali, o concurso cumpre a Lei Estadual 20.443/2020 e a resolução 041/2021, aprovados pelo CEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), que garante o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As provas serão aplicadas no dia 27 de março, mesma data do PAS (Processo de Avaliação Seriada), nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Por seguir os protocolos de biossegurança devido à pandemia da Covid-19, a CVU orienta que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados às 13h50, horário de Brasília.
Os editais com as inscrições homologadas e não homologadas serão publicados em 3 de março, e os locais de prova serão divulgados a partir de 10 de março. Ambos ficarão disponíveis no Menu do Candidato, mesmo site da inscrição.
O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h de 28 de março. O resultado do concurso sairá em 20 de abril, a partir das 10h, exclusivamente pela internet.
Apoio
Os estudantes da UEM que são PcDs e/ou que tenham alguma necessidade educacional podem solicitar apoio, no ato da matrícula ou no decorrer da graduação, junto do Propae (Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais), que atua em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à PEN (Pró-Reitoria de Ensino).
Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações. Além de mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Libras e monitoria especial.
Outras informações sobre o vestibular podem ser obtidas na CVU por meio do telefone/Whatsapp (44) 3011-4450, ou via e-mail [email protected]. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h40 às 11h40 e 13h30 às 17h30.