Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não foram expulsos

UFPR suspende 14 alunos por participação em trotes violentos

Jéssica Sabbadini - Especial para o Grupo Folha
04 out 2023 às 15:44

Compartilhar notícia

- Téo Marques
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) suspendeu 14 alunos na última sexta-feira (29) por participarem de um trote violento em maio. Na ocasião, os veteranos do curso de Engenharia Mecânica obrigaram os calouros a ficarem de joelhos enquanto eles derramavam algum tipo de líquido no corpo dos novatos. A suspensão aplicada foi de 30 a 45 dias e, à FOLHA, a instituição descartou a possibilidade de expulsar os estudantes.


Por meio de sua assessoria de imprensa, a UFPR disse que os 14 alunos envolvidos no caso cursam Engenharia Mecânica no Centro Politécnico, mas que o trote aconteceu fora do campus da universidade. Sem dar detalhes sobre o dia em que o trote foi realizado, a instituição disse que o fato aconteceu no mês de maio e que tomou conhecimento no dia 26 do mesmo mês, quando começou a investigar internamente o caso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Imagem
UFPR expulsa aluno por envio de mensagens homofóbicas e racistas
A UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiu expulsar um aluno do curso de Direito que enviou mensagens de cunho homofóbico, racista e supremacista a um grupo de estudos


Nas imagens feitas por um morador das proximidades do local onde o trote aconteceu, é possível ver que os calouros são obrigados a ajoelhar e ficar com as mãos no chão enquanto os veteranos derramam algum tipo de líquido - que não foi identificado - no corpo dos novatos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Início em 24 de março

UEL aprova calendário de graduação para 2025

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude

Imagem de destaque
Financiamento estudantil

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta


Também envolvendo a instituição, em abril de 2022, quatro estudantes de Medicina Veterinária do campus de Palotina da UFPR foram presos - e liberados após pagarem fiança de R$ 10 mil cada - por envolvimento em um trote que deixou 19 calouros com queimaduras por creolina - desinfetante de uso veterinário.


A portaria n°76, publicada no dia 29 de setembro, determinou a suspensão dos 14 alunos, sendo cinco mulheres e nove homens. Sete alunos vão ficar afastados por 30 dias e o restante por 45 dias, dependendo do grau de participação de cada envolvido. A suspensão entrou em vigor na data de publicação da portaria e leva em conta apenas o período efetivo de aulas, desconsiderando férias, cancelamentos de disciplinas ou suspensão do calendário de aulas.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
UFPR suspende 14 alunos que participaram de trote violento
Calouros do curso de engenharia mecânica foram obrigados a ficarem em posição vexatória enquanto veteranos jogavam líquido não identificado
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo