Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Penalidade Máxima

UFPR expulsa aluno por envio de mensagens homofóbicas e racistas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
03 out 2023 às 19:39
- UFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiu expulsar um aluno do curso de Direito que enviou mensagens de cunho homofóbico, racista e supremacista a um grupo de estudos da instituição de ensino superior. A penalidade de desligamento foi publicada em portaria assinada pelo diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Sergio Said Staut Júnior, na sexta-feira (29).


Os áudios foram direcionados ao Geld (Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia) da UFPR em março e tornados públicos pela deputada estadual Ana Júlia (PT) em suas redes sociais. Neles, o estudante critica outros membros por quererem “ser monarquistas” e os ofende utilizando falas homofóbicas. Em seguida, profere insultos racistas, dizendo que “tem dó” porque seriam “escravos” na monarquia, ao contrário dele, que teria “sangue puro” e é “branco legítimo, ariano”, atribuindo à cor de sua pele um privilégio “que eu tenho, mas que vocês nunca vão ter”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Imagem
Professor da Unicamp é acusado de atacar alunos com faca durante mobilização
Um professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Estado de São Paulo, é acusado de agressão com faca a estu


Ao final do processo e baseado nas investigações da comissão disciplinar, a UFPR decidiu aplicar a penalidade de  desligamento do estudante, “em razão de ter cometido as infrações de descumprimento dos deveres de manter conduta compatível com a moralidade, de observar as normas legais e regulamentares e de tratar com civilidade as pessoas, bem como ter cometido as infrações de importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor; ofender a integridade física, moral ou a saúde de outrem; de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável; e de praticar outras condutas reputadas como incompatíveis com a moral e os bons costumes”, de acordo com a portaria de expulsão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

MEC alerta para golpes e reforça que inscrição no Prouni é gratuita

Imagem de destaque
Oportunidade

Alunos de universidades estaduais podem fazer disciplinas de pós da UFPR

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus

Imagem de destaque
Após 15 dias de recesso

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta terça em Londrina


A PCPR (Polícia Civil do Paraná) não informou se há ou houve algum procedimento para investigar a conduta do universitário. A reportagem também não conseguiu contato com a defesa.


Imagem
UEL mantém liderança entre as estaduais do PR no ranking Times Higher Education
A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná de acordo com o ranking da consultoria britânica Times Higher Educa
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade