Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Penalidade Máxima

UFPR expulsa aluno por envio de mensagens homofóbicas e racistas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
03 out 2023 às 19:39
- UFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiu expulsar um aluno do curso de Direito que enviou mensagens de cunho homofóbico, racista e supremacista a um grupo de estudos da instituição de ensino superior. A penalidade de desligamento foi publicada em portaria assinada pelo diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Sergio Said Staut Júnior, na sexta-feira (29).


Os áudios foram direcionados ao Geld (Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia) da UFPR em março e tornados públicos pela deputada estadual Ana Júlia (PT) em suas redes sociais. Neles, o estudante critica outros membros por quererem “ser monarquistas” e os ofende utilizando falas homofóbicas. Em seguida, profere insultos racistas, dizendo que “tem dó” porque seriam “escravos” na monarquia, ao contrário dele, que teria “sangue puro” e é “branco legítimo, ariano”, atribuindo à cor de sua pele um privilégio “que eu tenho, mas que vocês nunca vão ter”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Imagem
Professor da Unicamp é acusado de atacar alunos com faca durante mobilização
Um professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Estado de São Paulo, é acusado de agressão com faca a estu


Ao final do processo e baseado nas investigações da comissão disciplinar, a UFPR decidiu aplicar a penalidade de  desligamento do estudante, “em razão de ter cometido as infrações de descumprimento dos deveres de manter conduta compatível com a moralidade, de observar as normas legais e regulamentares e de tratar com civilidade as pessoas, bem como ter cometido as infrações de importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor; ofender a integridade física, moral ou a saúde de outrem; de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável; e de praticar outras condutas reputadas como incompatíveis com a moral e os bons costumes”, de acordo com a portaria de expulsão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava

Imagem de destaque
Curiosidades

Com Jonas Brothers no Brasil, veja 8 lições de inglês nas letras da banda

Imagem de destaque
Comprarias?

IBGE vai vender mapa com Brasil no centro do mundo após 'grande sucesso'

Imagem de destaque
Veja balanço

Greve de professores de federais começa com adesão de ao menos 21 instituições, diz sindicato


A PCPR (Polícia Civil do Paraná) não informou se há ou houve algum procedimento para investigar a conduta do universitário. A reportagem também não conseguiu contato com a defesa.


Imagem
UEL mantém liderança entre as estaduais do PR no ranking Times Higher Education
A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná de acordo com o ranking da consultoria britânica Times Higher Educa
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade