Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Penalidade Máxima

UFPR expulsa aluno por envio de mensagens homofóbicas e racistas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
03 out 2023 às 19:39

Compartilhar notícia

- UFPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiu expulsar um aluno do curso de Direito que enviou mensagens de cunho homofóbico, racista e supremacista a um grupo de estudos da instituição de ensino superior. A penalidade de desligamento foi publicada em portaria assinada pelo diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Sergio Said Staut Júnior, na sexta-feira (29).


Os áudios foram direcionados ao Geld (Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia) da UFPR em março e tornados públicos pela deputada estadual Ana Júlia (PT) em suas redes sociais. Neles, o estudante critica outros membros por quererem “ser monarquistas” e os ofende utilizando falas homofóbicas. Em seguida, profere insultos racistas, dizendo que “tem dó” porque seriam “escravos” na monarquia, ao contrário dele, que teria “sangue puro” e é “branco legítimo, ariano”, atribuindo à cor de sua pele um privilégio “que eu tenho, mas que vocês nunca vão ter”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Imagem
Professor da Unicamp é acusado de atacar alunos com faca durante mobilização
Um professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Estado de São Paulo, é acusado de agressão com faca a estu


Ao final do processo e baseado nas investigações da comissão disciplinar, a UFPR decidiu aplicar a penalidade de  desligamento do estudante, “em razão de ter cometido as infrações de descumprimento dos deveres de manter conduta compatível com a moralidade, de observar as normas legais e regulamentares e de tratar com civilidade as pessoas, bem como ter cometido as infrações de importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor; ofender a integridade física, moral ou a saúde de outrem; de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável; e de praticar outras condutas reputadas como incompatíveis com a moral e os bons costumes”, de acordo com a portaria de expulsão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Decisão judicial

Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Colégio público

Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA


A PCPR (Polícia Civil do Paraná) não informou se há ou houve algum procedimento para investigar a conduta do universitário. A reportagem também não conseguiu contato com a defesa.


Imagem
UEL mantém liderança entre as estaduais do PR no ranking Times Higher Education
A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná de acordo com o ranking da consultoria britânica Times Higher Educa
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo