29/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Para a comunidade externa

Universidade oferece palestras na Semana de Saúde Pública e Zoonoses

Alunos do Enoes (Encontro Noturno de Especialidades) do curso de medicina veterinária da Unopar Arapongas promovem nesta semana, entre os dias 11 e 18 de agosto, a Semana de Saúde Pública e Zoonoses, trazendo para a comunidade externa de toda a região Norte do Paraná e Brasil palestras virtuais com especialistas de renome nacional sobre diversos assuntos que podem impactar a saúde dos animais domésticos e também dos seres humanos. As palestras acontecem no YouTube Enoes Med Vet e vão abordar temas como a salmonelose, a taxoplasmose e a leishmaniose - todas gratuitas.

No dia 11, das 20h às 22h, a palestra é com médico veterinário Fernando Salla, profissional liberal e inspetor de aves da empresa Frango Sabor Caipira, que vai abordar o tema contaminação de alimentos pela salmonelose. A docente do curso de medicina veterinária da Unopar Arapongas e Unopar Piza, em Londrina, Mércia Seixas, possui doutorado em ciência animal com enfoque em parasitologia. Ela explica que parte da população não conhece esse patógeno e é o médico veterinário que zela pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. "São bactérias que residem na microbiota intestinal, mas estão na água, no solo, em todo o meio ambiente, com potencial para contaminar os alimentos. Um dos principais reservatórios no ambiente são as aves, que geralmente são assintomáticas. Durante o abate de frangos, por exemplo, é necessário tomar cuidados com os processos para que não haja a contaminação da carcaça", explica a docente.


No dia 13, também das 20h às 22h, o bate-papo é com a biomédica Stefani Lino Cardin, que vai abordar a importância da prevenção a toxoplasmose. Stefani possui mestrado em fisiopatologia clínica e laboratorial pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Segundo o professor do curso, Sergio Tosi Cardim, doutor em ciência animal com enfoque em parasitologia também pela UEL, é importante que a população conheça mais a doença. "Existe um preconceito muito grande relacionando a toxoplasmose com a doença do gato e que mulheres grávidas não podem ter o animal em casa. Mas o fato é que a transmissão da zoonose de gatos para seres humanos é muito pequena. As pessoas têm muito mais chance de adquirir a toxoplasmose por alimentos contaminados, por não ter lavado frutas e verduras, carne mal passada ou pela própria água não filtrada. Por isso, a importância de mudar certos pensamentos e comportamentos da população", avalia.

Por fim, no dia 18, das 19h às 21h, a palestra é com o Jonatas Campos de Almeida, que vai trazer informações sobre a leishmaniose. Jonatas é médico veterinário com mestrado em ciência animal pela UEL. "A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário que acomete cães e seres humanos. Em algumas regiões do Brasil ela atua de forma endêmica, mas próximos daqui temos no interior de São Paulo e Foz do Iguaçu, mas que pode chegar por aqui a qualquer hora. Precisamos preparar futuros veterinários e a população para identificar sinais clínicos nos animais e assim ter uma conduta adequada em relação a doença", complementa Cardim.

O coordenador do curso de medicina veterinária, Flávio Barca, enaltece a ação dos alunos em promover um ação de tão alto nível. "Isso mostra o engajamento deles em prol do curso, não apenas pensando no aprendizado deles, mas também da população que pode ter acesso gratuitamente a assuntos tão relevantes relacionados à saúde pública". Os alunos do Enoes responsáveis pela Semana são Débora Correia, Giovanni Fantachole, Sheila Fonseca, Lilian Bossa, Waldemar Carmelo e Paulo Henrique.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Aulas suspensas
Com nova rotina, campus da UEL muda paisagem e recebe animais silvestres
28 SET 2020 às 17h49
2º semestre de 2020
Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni terminam quarta-feira
28 SET 2020 às 14h37
Ensino superior
Vestibular Unicamp tem recorde de candidatos de escola pública
28 SET 2020 às 14h24
Em visita ao IFPR
Em Londrina, ministro da Educação reafirma ser favorável ao retorno das aulas presenciais
27 SET 2020 às 17h47
Projeto
Universitários abordam a escolha da profissão para estudantes do ensino médio
24 SET 2020 às 17h34
Financiamento
Estudantes com Fies podem suspender pagamentos até o fim da pandemia
24 SET 2020 às 15h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados