Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Principalmente em locais fechados!

Uso de máscaras deve ser mantido; modelo cirúrgico é mais eficaz do que modelo N95, indica estudo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 nov 2021 às 14:20
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar do avanço da vacinação no Brasil e da crescente queda do número de casos de Covid-19 no país, os cuidados preventivos relacionados à doença ainda precisam ser mantidos, entre eles o uso de máscara em espaços fechados. 


Com isso em mente, pesquisadores do PPGO (Programa de Pós-Graduação em Odontologia) da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em parceria com pesquisadores da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) - através do Narsm (Núcleo de Estudos Avançados em Revisão Sistemática e Meta-análises), realizaram estudo para avaliar a eficácia dos artefatos contra bioaerossóis, como tosse e espirros, em espaços como salas de espera de consultas e exames em instituições de saúde. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa indicou que o uso de máscara cirúrgica pela fonte do aerossol, isto é, a pessoa que tosse ou espirra, atinge um nível de proteção maior do que o uso do respirador do modelo N95 pelo receptor, ou seja, quem é atingido pelos bioaerossóis. O que os dados sugerem é que as máscaras cirúrgicas tradicionais são úteis na prevenção da transmissão de doenças respiratórias, como o novo coronavírus, quando usadas pela pessoa infectada.   

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


“Em um ambiente de 27 metros cúbicos [m³] ocupado por cinco pessoas, embora o respirador N95 promova uma maior filtração, as máscaras cirúrgicas pareceram ser mais eficazes na redução da liberação de bioaerossol, principalmente em razão do ajuste e vedação da máscara ao rosto da fonte. Por isso, durante a atual pandemia, o uso de máscaras com menor poder de filtragem por todas as pessoas presentes no ambiente é mais eficaz na redução do risco de exposição do que o uso de respiradores com alto poder de filtragem para apenas uma parte das pessoas no meio ambiente”, explica Odilon Guariza-Filho, professor do curso de Odontologia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e um dos responsáveis pelo estudo. 

Publicidade


A vedação na face de quem utiliza a máscara, portanto, é o principal fator de proteção. De nada adianta utilizar um modelo cujo material ofereça uma boa barreira de proteção se o artefato estiver “frouxo” no rosto. O estudo não considerou máscaras de pano. 


“Nossa recomendação é de que as pessoas sigam usando máscaras, especialmente nas cidades onde o cenário de aglomeração segue sendo percebido, até termos mais segurança. Vale ressaltar, contudo, que a adaptação do artefato da maneira correta e a ventilação do ambiente, quando possível, são pontos que devem ser somados à utilização das máscaras”, completa Guariza-Filho. 


Metodologia – Para realizar o trabalho, os pesquisadores lançaram mão da metodologia de revisão sistemática. Significa que eles utilizaram as principais bases de dados eletrônicas que armazenam artigos científicos da área de saúde, a fim de encontrar todos os trabalhos já publicados sobre essa temática, incluindo teses, dissertações e monografias. Após analisar 4,8 mil referências, foram selecionados 13 artigos para a determinação do resultado. 


O estudo foi publicado no International Archives of Occupational and Environmental Health, importante periódico médico sobre saúde ocupacional e ambiental, e pode ser acessado aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s00420-021-01775-y

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade