Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para a primeira edição do prêmio Capes Futuras Cientistas. A iniciativa pretende identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e educadoras de escolas públicas estaduais.
O objetivo do prêmio é incentivar o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento das áreas de ciências exatas, e contribuir para a equidade de gênero no mercado profissional.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
As candidatas estudantes, professoras e tutoras devem ser ex-participantes aprovadas no módulo Imersão Científica 2023 do Programa Futuras Cientistas, realizado pelo Cetene. As alunas devem ainda ter sido devidamente aprovadas para ingressar na graduação de uma universidade pública.
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de agosto. Para se inscrever, as interessadas devem preencher o formulário virtual nos sites do Cetene ou do Programa Futura Cientistas.
O resultado das vencedoras será publicado pela Capes, em outubro, no Diário Oficial da União. A entrega do prêmio ocorrerá em novembro.
FUTURAS CIENTISTAS
O prêmio Capes Futuras Cientistas será concedido a 69 mulheres, sendo 27 estudantes, uma por unidade da federação.
No ato da inscrição devem ser apresentados documentos de identificação e CPF, declaração de matrícula da universidade pública. As candidatas selecionadas menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou do representante legal para participar da competição.
Também serão premiadas 27 professoras, uma por estado, mais o Distrito Federal, além de 15 tutoras, sendo três de cada uma das cinco regiões do país, com projetos aprovados no programa.
As alunas vencedoras receberão certificado e medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consistirá no apoio financeiro, com valor máximo de R$ 6 mil, para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho.
A premiação é coordenada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ), vinculada ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Cetene (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).